Um grupo de ciclistas realizou um protesto contra a remoção de parte de uma ciclofaixa na Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, na região central de Joinville. A manifestação aconteceu por volta das 19h desta sexta-feira (22) em frente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEADJO) e reuniu cerca de 40 cidadãos. Bicicletas e capacetes foram postos na via durante a manifestação.

Continua depois da publicidade

Os manifestantes protestaram contra a decisão da prefeitura de apagar parte da ciclofaixa que liga os bairros Bucarein, Anita Garibaldi e Atiradores, na altura das ruas São Paulo e Avenida Getúlio Vargas. O local fazia parte da ligação inaugurada em toda a extensão da Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, em dezembro – considerada a primeira a interligar três bairros com uma ciclofaixa ininterrupta.

De acordo com Felipe Giesel, do Bicicletada Joinville, a passagem exclusiva para ciclistas foi removida no trecho mencionado menos de um mês após ser pintada, o que gerou questionamentos e o protesto. A justificativa dos manifestantes é de que a manifestação ocorreu em defesa do espaço público e da ciclomobilidade, porque há suspeita de que’ o percurso ciclístico foi apagado para abrigar vagas de estacionamento para veículos a pedido da Igreja’.

A Prefeitura de Joinville informou ao “AN” que retirou a ciclofaixa devido ao fluxo de veículos neste trecho e a necessidade de manter o estacionamento. A administração municipal afirmou ainda que não haverá repintura no local. O Jornal tentou ainda contato telefônico com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, para esclarecer se houve pedido para remoção da ciclofaixa, mas não obteve êxito. O espaço está aberto à Igreja para manifestação: (47) 3419-2180.

Confira mais notícias de Joinville e região

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total