Uma pequena cidade do Oeste de Santa Catarina teve ventos que chegaram a 85.6 km/h nas últimas 12 horas, de acordo com a Defesa Civil. Os dados refletem os ventos registrados entre as 6h e as 18h no município de Caibi, que tem pouco mais de seis mil habitantes. O Estado é afetado por um ciclone extratropical que deixa a região Oeste em alerta vermelho entre esta sexta-feira (7) e sábado (8).
Continua depois da publicidade
Apesar da ventania intensa, ainda não há registro de ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos, queda de árvores ou de energia elétrica na cidade.
Em 12 horas, o município registrou chuvas que chegaram ao acumulado de 34.2 milímetros, de acordo com os dados da Defesa Civil.
Velocidade do vento em SC
Outras cidades registraram ventos fortes nesta sexta-feira. Em Urupema, por exemplo, na Serra catarinense, a ventania chegou aos 72 km/h. Em Água Doce, no Oeste, os ventos também passaram dos 70 km/h nas últimas 12 horas.

Estragos no Oeste catarinense
Até a última atualização desta matéria, o Extremo Oeste e o Oeste foram as regiões mais afetadas pelas chuvas nesta sexta-feira. Em Itapiranga, cidade que faz divisa com o Rio Grande do Sul, estado que também está em atenção para riscos meteorológicos causados pelo ciclone, a população registrou vídeos que mostram grande quantidade de granizo.
Continua depois da publicidade
A cidade não aparece no ranking das principais cidades atingidas pelos ventos, mas vídeos feitos por moradores mostram árvores balançando intensamente.
Já em Dionísio Cerqueira, também no Oeste, uma ocorrência de destelhamento em mais de 30 casas, incluindo o ginásio de uma escola e um ônibus, foi registrada pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Veja o vídeo
Queda de árvores
Em Xanxerê, a Defesa Civil municipal informou que diversos danos matérias foram causados em diferentes regiões da cidade, com destelhamentos, queda de árvores, postes e estruturas metálicas, além de danos em fachadas e muros. Os principais bairros atingidos foram Central, Colatto e Frederico Ferronato.
A Defesa Civil de Xanxerê informou, ainda, que realiza atendimento das ocorrências, isolamento de áreas de risco e vistorias técnicas.
Continua depois da publicidade
Em Chapecó, foram registrados danos materiais nos bairros Belverde, Bela Vista, Vila Rica e Eldorado. De acordo com a Defesa Civil municipal, há registro de alagamentos, quedas de árvores, e destelhamentos.
Sem luz
Até o início da noite desta sexta-feira, pelo menos 64 mil unidades consumidoras em Santa Catarina estavam sem luz, principalmente no Oeste do Estado. Entretanto, cidades da Grande Florianópolis como Alfredo Wagner também já registram quedas de energia.



















