A formação de um ciclone extratropical no Uruguai deixa Santa Catarina em alerta para instabilidades entre esta segunda (8) e terça-feira (9). De acordo com um aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) na manhã desta segunda, o litoral Sul do Estado e parte da Grande Florianópolis estão em alerta laranja de “perigo” para a intensificação de ventos costeiros, com risco de movimentação de dunas sobre construções na orla. O aviso é válido até o fim do dia na terça-feira.

Continua depois da publicidade

Já o Litoral Norte do Estado e outra parte da Grande Florianópolis estão em alerta amarelo de “perigo potencial” para ventos costeiros, também com risco de movimentação de dunas. O aviso também é válido até o fim do dia.

O restante do Estado está incluso em dois alertas amarelos para tempestade. Há possibilidade de chuva de até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo, com risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Entre o Sul, a Serra e o Oeste, incluindo partes do Vale do Itajaí e do Norte, o alerta vai até o fim desta segunda-feira. Já na Grande Florianópolis e em outras partes do Vale do Itajaí e do Norte, o aviso se estende até 10h de terça (confira no mapa abaixo).

Veja os alertas do Inmet

Continua depois da publicidade

Alerta da Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a passagem de mais uma frente fria pelo Estado entre a tarde e noite da segunda-feira (8), e a madrugada e manhã de terça-feira (9) volta a favorecer a condição para temporais, com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

A instabilidade mais intensa é aguardada para as áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, onde o ambiente é mais favorável ao desenvolvimento de tempestades severas. Nessas áreas, os temporais são aguardados principalmente entre a noite de segunda e início da madrugada da terça-feira. Nas demais regiões, a condição para chuva e temporais isolados aumenta entre a madrugada e manhã de terça-feira.

Recomendações da Defesa Civil

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

Leia também

Boto-pescador, o parceiro dos pescadores artesanais