O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Santa Catarina e Rio Grande do Sul em alerta laranja de perigo por tempestade com início às 22h desta quinta-feira (6). Os dois estados serão atingidos por um ciclone extratropical, com ventos que podem chegar a 100 km/h, nesta sexta-feira (7).
Continua depois da publicidade
O alerta indica que as chuva podem chegar a 100 milímetros por dia, além da possibilidade de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvore e alagamentos.
Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, os maiores acumulados de chuva são esperados para a Grande Florianópolis, região serrana e Litoral Sul.
O que fazer em caso de alerta de tempestades
Ciclone extratropical avança por SC na sexta-feira
Segundo a Defesa Civil, o ciclone extratropical se forma no Rio Grande do Sul e avança por Santa Catarina ao longo de sexta-feira. Há possibilidade de temporais com chuva intensa, raios e rajadas de ventos a qualquer hora do dia.
Continua depois da publicidade
— Quando o ciclone está muito próximo da costa, ele provoca muita ventania e ressaca. Quando ele está sobre o continente, ele provoca muito vento, muita chuva, muito raio, muito granizo. A frente fria vai atingir o Uruguai, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, o Leste da Argentina e o Sul do Paraguai — explicou o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, ao NSC Total.
No sábado (8), a frente fria se afasta do Estado, mas o tempo continua instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. As rajadas que podem superar os 80 km/h.






