A influência de um ciclone extratropical associado a uma frente fria deixa Santa Catarina em estado de atenção no período entre esta quinta-feira (2) e o sábado (4). Segundo nota hidrometeorológica, feita pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil e a Epagri/Ciram, há risco de alagamentos e enxurradas. Além disso, os ventos podem chegar a 100 km/h.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme o comunicado, a chuva intensa e os temporais têm início no Oeste de SC e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas avançam ao longo desta quinta (2) para as demais regiões. No entanto, o fenômeno deve se intensificar na madrugada desta sexta-feira (3), onde são esperados acumulados de 100 a 130 mm no Oeste e parte dos planaltos, e de 50 a 100 mm no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. No Baixo e Médio Vale do Itajaí, e Litoral Norte, os acumulados variam de 50 a 80 mm.

FOTOS: Chuva forte interdita estradas e deixa cidades embaixo d’água em SC

A Defesa Civil alerta que há possibilidade, em todas as regiões, de precipitações com valores maiores do que o previsto, com risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos.

Continua depois da publicidade

Já entre sexta e sábado, os ventos devem se intensificar em todo o Estado. No Oeste e Litoral, as rajadas variam entre 50 e 80 km/h, enquanto na Serra elas podem superar os 100 km/h.

Ainda de acordo com a previsão, a partir do fim da tarde de sexta, um sistema de alta pressão atmosférica começa a avançar sobre o Estado, o que deve deixar o tempo firme até a metade da próxima semana.

Com o afastamento do ciclone, há risco de ressaca entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, com ondas que podem chegar a quatro metros durante o fim de semana.

SC tem risco alto de alagamentos

Durante a madrugada desta quinta-feira (2), as fortes chuvas causaram o transbordamento de rios, deixaram famílias ilhadas e alagaram casas, principalmente no Oeste. Além disso, uma rodovia, que faz a ligação entre o território catarinense e o Rio Grande do Sul, foi interditada após um deslizamento de terra.

Continua depois da publicidade

Por conta da elevação dos rios, que deve ocorrer entre quinta e sexta-feira, há risco muito alto para ocorrências de enxurradas, alagamentos e inundações nas bacias hidrográficas as regiões do Planalto Sul, Grande Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Nas bacias das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul, o risco é alto, podendo ocorrer extravasamentos em rios menores.

Já os níveis nas bacias hidrográficas do rios Canoas, Negro, Canoinhas e Timbó seguem em situação de alerta e emergência para inundações, com tendência de elevação durante o fim de semana.

Veja imagens da chuva em SC

Leia também

Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais durante feriado de Finados em Joinville

Continua depois da publicidade

Caixa libera FGTS para atingidos por enchente em Blumenau; saiba se você tem direito

Destaques do NSC Total