A formação de um novo ciclone extratropical na costa Sul e Sudeste do Brasil pode provocar chuvas em diversos estados do Brasil nesta quarta-feira (4), com risco elevado para inundações e alagamentos. Além das tempestades, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou três estados em alerta vermelho para onda de calor com máximas de 44°C até a sexta-feira (6).
Continua depois da publicidade
Segundo o Meteored, há previsão de chuvas fortes sobre o Mato Grosso do Sul e de fraca a moderada sobre os estados de São Paulo e Minas Gerais na manhã desta quarta-feira. Durante a tarde, as chuvas devem atingir também Goiás e Rio de Janeiro. Nestas regiões, o risco é elevado para inundações e alagamentos.
As chuvas ganham intensidade ao longo desta quarta-feira, com a consolidação do ciclone na costa brasileira. O fenômeno também dará suporte de um corredor de umidade que atua para a ocorrência de chuvas intensas, volumosas e aumenta as chances de tempestades.
De acordo com o Inmet, 24 estados e o Distrito Federal estão em alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas entre esta quarta e sábado (7). Há chance de chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos que podem chegar a 60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Estados em alerta de chuva, segundo o Inmet
- Acre
- Amazonas
- Distrito Federal
- Maranhão
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- São Paulo
- Bahia
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Pará
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- Amapá
- Ceará
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Piauí
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Tocantis
Continua depois da publicidade
Quais são as recomendações do Inmet
Onda de calor afeta a região Sul do Brasil
Além dos alertas de chuvas, o Inmet também publicou um aviso vermelho para onda de calor que afetará estados da região Sul até a próxima sexta-feira. Segundo o Climatempo, em alguns momentos, as temperaturas podem superar os 40°C e até se aproximar dos 44°C, principalmente nas cidades de São Luiz Gonzaga e Alegrete, no Rio Grande do Sul.
O calor intenso também deve atingir áreas do Oeste de Santa Catarina e algumas cidades do Extremo Sul e Sudoeste do Paraná. Nessas regiões, as máximas superam os 35 °C e podem se aproximar dos 40°C em determinados pontos.
Quais estados estão em alerta vermelho para onda de calor
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
O que é uma onda de calor?
Ondas de calor são períodos de, no mínimo, dois a cinco dias consecutivos com temperaturas máximas diárias superando em pelo menos 5°C a média mensal. Segundo o Inmet, esses eventos têm sido mais frequentes e intensos devido à crise climática, e podem trazer riscos à saúde, sobretudo para idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Continua depois da publicidade
Veja recomendações do Ministério da Saúde
- Manter ambientes frescos: usar ventiladores e ar-condicionado sempre que possível. Em horários de calor intenso, locais climatizados como shoppings e centros comunitários podem servir de abrigo;
- Monitorar a saúde: pessoas com doenças preexistentes devem ficar atentas a sinais de mal-estar e seguir orientações médicas, inclusive sobre uso de medicamentos;
- Redobrar cuidados com grupos vulneráveis: crianças, idosos e gestantes precisam de atenção especial, com hidratação frequente e permanência em ambientes frescos;
- Usar roupas adequadas: priorizar peças leves, claras e de tecidos que facilitem a transpiração;
- Reforçar a hidratação: beber água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede, e evitar álcool e bebidas com cafeína;
- Ajustar a rotina: evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes, dando preferência ao início da manhã ou ao fim da tarde;
- Optar por alimentação leve: consumir frutas, saladas e refeições de fácil digestão, evitando alimentos pesados.










