Santa Catarina segue em alerta para temporais nesta sexta-feira (30) com a influência de um sistema de baixa pressão que antecede a formação de um ciclone extratropical. Desta vez, a chuva deve estar concentrada principalmente no leste do Estado, segundo a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
No entanto, no período da tarde, há previsão de temporais nos Planaltos, parte do Meio-Oeste e todas as áreas litorâneas. O risco, de acordo com a Defesa Civil, é baixo a moderado para ocorrências associadas à temporais, como alagamentos e enxurradas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para Santa Catarina: um deles, de perigo potencial, cita chuvas intensas, que podem chegar a 50 milímetros em um único dia. Já o outro alerta é mais severo, de perigo, também para chuvas intensas de até 100 milímetros.
O vento deve soprar no quadrante sul/sudeste, o que deve fazer com que as temperaturas fiquem mais amenas durante o dia. No entanto, o dia começa abafado, com mínimas entre 12°C e 20°C. À tarde, as máximas não ultrapassam os 30°C em todo o Estado.
Quais são as recomendações do Inmet
Ciclone
O sistema, em conjunto com o calor intenso e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera, mantém todas as regiões do Estado em alerta para temporais. A chuva deve iniciar já nesta quinta-feira (29), podendo ser intensa e acompanhada de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
Continua depois da publicidade
As regiões com maior impacto previsto são o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, de acordo com a Defesa Civil. Em outras áreas do território catarinense, os temporais acontecem de forma mais isolada.
O ciclone também deve ter impacto em estados do Sudeste brasileiro, com chuvas que podem ultrapassar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira. Já no litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros.
Também há chance de queda de granizo na maioria do estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.
Confira a previsão do tempo para cada região
Extremo Oeste
Temp. mínima: 15.30°C
Temp. máxima: 33.70°C
Ensolarado
Continua depois da publicidade
Oeste
Temp. mínima: 13.30°C
Temp. máxima: 32.70°C
Sol com muitas nuvens
Meio-Oeste
Temp. mínima: 13.00°C
Temp. máxima: 31.30°C
Sol com muitas nuvens
Planalto Sul
Temp. mínima: 11.90°C
Temp. máxima: 26.80°C
Sol, nuvens e chuva
Litoral Sul
Temp. mínima: 15.80°C
Temp. máxima: 29.00°C
Encoberto com chuvisco
Vale do Itajaí
Temp. mínima: 13.90°C
Temp. máxima: 29.20°C
Sol, nuvens e chuva
Grande Florianópolis Serrana
Temp. mínima: 14.60°C
Temp. máxima: 25.70°C
Encoberto com chuvisco
Grande Florianópolis Litorânea
Temp. mínima: 15.90°C
Temp. máxima: 28.20°C
Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
Planalto Norte
Temp. mínima: 13.60°C
Temp. máxima: 28.70°C
Sol, nuvens e chuva
Litoral Norte
Temp. mínima: 17.70°C
Temp. máxima: 29.30°C
Encoberto com chuvisco






