Um ciclone extratropical deixará o tempo em Santa Catarina instável no início da próxima semana. De acordo com a Defesa Civil, que emitiu um alerta meteorológico para segunda (8) e terça-feira (9), há alto risco para destelhamentos, queda de galhos e árvores, queda de energia elétrica, alagamentos e enxurradas em grande parte do Estado.
Continua depois da publicidade
A atuação do ciclone inicia na tarde de segunda-feira, com chance de temporais com chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo, principalmente no Grande Oeste e nos municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. As exceções para o risco alto de ocorrências meteorológicas são as regiões do Vale do Itajaí e Litoral Norte, além da Grande Florianópolis.
Já na terça-feira, o risco se torna alto para todo o Estado, com chuva frequente e intensa desde a madrugada. Em determinados momentos, podem ocorrer temporais isolados e rajadas fortes de vento. Nas áreas do Litoral catarinense, por exemplo, as rajadas podem chegar aos 70 km/h.
O calor continua tendo destaque, com máximas acima de 30°C em boa parte do Estado, chegando a 36°C no Extremo Oeste. É na terça que os termômetros começam a diminuir novamente, devido à cobertura de nuvens e à chuva.
O que a Defesa Civil recomenda?
Continua depois da publicidade
Alerta para baixa umidade
Enquanto a chuva não chega ao Estado, o fim de semana está sendo marcado pelas altas temperaturas. Segundo o aplicativo Agro Connect, da Epagri/Ciram, os termômetros chegaram aos 36°C por volta das 14h no Oeste do Estado neste sábado (6).
Nesta região de Santa Catarina, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial para baixa umidade, que deve variar entre 30% e 20% até às 21h deste sábado. O órgão recomenda que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Além de Santa Catarina, também estão em alerta municípios do Rio Grande do Sul e do Paraná.







