A cidade do Guarujá, no litoral paulista, saiu na frente e aprovou uma nova lei que obriga a instalação subterrânea de todo cabeamento do município.

Continua depois da publicidade

O prefeito Farid Madi (Podemos) sancionou, na quinta-feira (6), a lei que moderniza e transforma a área urbana do Guarujá.

A lei prevê que fios de energia elétrica, telefonia, internet, TV a cabo e fibra óptica precisam ficar debaixo da terra, melhorando o visual da cidade, reduzindo riscos de acidente e aumentando a segurança.

O projeto, que foi de autoria do vereador Alexandre Moreira (PDT), além de acabar com ao poluição visual de uma cidade turística como Guarujá, também ajuda na prevenção de furtos de cabos, crime cada vez mais comum no Brasil.

Continua depois da publicidade

Como será a mudança da fiação aérea para subterrânea

A primeira área da cidade que será mudada será a região central, mas gradualmente todo perímetro urbano terá o mesmo tipo de fiação subterrânea.

Com a lei sancionada, a prefeitura tem 180 dias para regulamentar o processo, definindo os critérios que vai utilizar para fiscalizar e de como deve ser feita a nova fiação.

Depois disso, as empresas concessionárias terão de dois a cinco anos para fazer a troca completa dos fios aéreos pelos subterrâneos.

Continua depois da publicidade

A multa, em caso de descumprimento da lei, será de R$ 4.630 e poderá dobrar de valor se for reincidente.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) mostra que, apesar de exigir um investimento inicial maior, o modelo subterrâneo reduz custos de operação e manutenção a longo prazo, além de ter menos falhas no fornecimento.

Você pode gostar também cheiro forte e sacos de carcaças: o navio com quase 3 mil vacas que está há 2 meses no mar e o país vizinho acelera conexão ao Brasil com superestrada e 50 pontes: 21 dias viram 48h.

Continua depois da publicidade