O Rio Grande do Sul é reconhecido nacionalmente como uma referência nas tradições churrasqueiras. Agora, as terras gaúchas têm a oportunidade de se tornar uma das capitais mundiais do churrasco.

Continua depois da publicidade

Isso será possível graças ao Expochurrasco, um festival internacional sediado em Porto Alegre, que contou com uma experiência que integrou gastronomia e entretenimento com diversas estações de comida e atrações culturais.

A quarta e última edição do encontro, realizada em abril, foi reconhecida pelo Guinness World Records como o evento com a maior diversidade de proteínas em um churrasco. O feito projeta o Brasil e a tradição gaúcha como uma referência internacional na arte dos assados.

Open food, carnes famosas e surpreendentes

Realizado no Jockey Club do Rio Grande do Sul, o festival contou com cerca de 60 estandes que ofereciam tipos diferentes de proteínas. Ao longo de todo o evento, o público teve acesso à degustação liberada de tudo o que foi oferecido no encontro.

Continua depois da publicidade

Foram 16 variedades de proteínas exóticas, segundo a organização: jacaré, avestruz, pirarucu, tambaqui, pacu, surubim, dourado, rã, javali, coelho, codorna, entre outras. A diversidade dessas opções foi um dos principais fatores que sustentaram o recorde do Guinness.

Como forma de abranger o maior número de pessoas possível, o evento também ofereceu opções vegetais, focadas no público vegano e vegetariano. Além disso, não poderia faltar a clássica costela no fogo de chão, marca registrada do churrasco gaúcho.

Cidade coloca 43 proteínas na brasa e entra para o Guinness como capital mundial do churrasco (1)
A realização integra as celebrações alusivas ao Dia do Churrasco e do Chimarrão, comemorado oficialmente em 24 de abril. (Foto: Pedro Piegas, PMPA)

Como o feito impacta o churrasco brasileiro

Além de fomentar e manter viva a tradição do churrasco na região, a Expochurrasco colaborou para que o Brasil se consolidasse como uma das grandes vitrines do assado no mundo.

Continua depois da publicidade

O festival abriu portas e oportunidades para que fornecedores do agronegócio local pudessem expor a um grande público a qualidade do que é feito dentro do país, tornando a região um chamariz para o turismo gastronômico.

Ao convidar e trazer chefs de outros países, como México, Argentina, Uruguai e Peru, o evento promoveu uma troca de técnicas e tradições de diferentes origens. Assim, o Rio Grande do Sul enriquece o seu repertório churrasqueiro e se torna um ponto de referência técnica, onde diversos conhecimentos convergem.

Para o idealizador do evento, Eduardo Borges de Assis, o reconhecimento é resultado de trabalho coletivo. “Essa conquista não é de uma pessoa só. É de um grupo unido que envolve os patrocinadores, parceiros e todos os nossos assadores. Hoje temos uma grande família do Expochurrasco”, afirmou.

Continua depois da publicidade

A chancela do livro de recordes sedimenta de vez a posição do churrasco como polo mundial. O churrasco gaúcho, que antes era uma tradição regional, transformou-se em um produto de exportação cultural com reconhecimento oficial internacional.