Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina, construiu uma réplica em tamanho original do icônico 14 bis, criação do visionário Santos Dumont. A nova atração turística do município foi feita com materiais reciclados da Ponte Hercílio Luz e placas antigas de sinalização rodoviária.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Instalada ao lado da Casa dos Arcos, na rodovia SC-390, a ideia de construir a réplica surgiu do prefeito Agnaldo Filippi, que também prevê a construção de um parque aeroespacial no local voltado para educação e turismo.

Carro sofre pane em meio à linha férrea e é atingido por trem em SC

— Vamos trazer para cá as crianças da rede escolar do município de Pedras Grandes e de toda a região. Tenho certeza que irá ajudar muito no desenvolvimento educacional ligado a essa área e a alavancar o turismo da região — enfatiza o prefeito.

Continua depois da publicidade

14 bis ganha réplica em SC.
A ideia de construir a réplica surgiu do prefeito Agnaldo Filippi (Foto: Reprodução, Prefeitura de Pedras Grandes)

A primeira peça do futuro parque é a réplica do 14 Bis, construída pelos funcionários da prefeitura. Um deles, Johny Bona Portão, foi a São José dos Campos, em São Paulo, conhecer outras réplicas do aparelho precursor da aviação mundial.

Foram mais de dois meses de trabalho para construir a reprodução histórica, que tem 12 metros de largura por oito de cumprimento.

Justiça bloqueia ponte para trânsito de veículos pesados na divisa de SC com RS

Sobre o 14 Bis original

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião “14 Bis” foi o primeiro mais pesado que o ar a conseguir decolar por meios próprios e tinha capacidade para um tripulante. Foi uma criação do brasileiro Alberto Santos Dumont.

Continua depois da publicidade

No dia 23 de outubro de 1906, o criador decolou com seu 14 Bis em um campo de Bagatelle, na região central de Paris. A aeronave percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo.

Leia mais

Dona de uma das maiores grifes do país será homenageada em SC

Menor igreja da América Latina é atração em parque de SC

Destaques do NSC Total