A cidade tem apenas 165,237 quilômetros quadrados, mas é rica em beleza natural e preservação do meio ambiente. Assim é Schroeder, um pequeno município no Norte de Santa Catarina. No território moram mais de 20 mil pessoas, conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).

Continua depois da publicidade

Veja fotos

História de Schroeder

A história de Schroeder se mistura com a da maior cidade de Santa Catarina. Isso porque o território faz parte das terras que vieram do casamento da Princesa Dona Francisca e o Príncipe de Joinville, Dom Francisco.

Após a região ser escolhida a dedo, medida e demarcada, o príncipe cedeu uma área inicial de oito léguas — e depois mais 12 léguas — a Christian Mathias Schroeder, um senador alemão que veio de Hamburgo.

Christian, então, recebeu a incumbência de colonizar o local, que foi batizado em sua homenagem. Em 1901, chegaram os primeiros moradores, vindos de comunidades germânicas de religião luterana. Já em 1919 chegaram os colonizadores italianos, vindos do município de Luiz Alves. O município de Schroeder foi criado por meio da Lei n° 968, de 4 de junho de 1964.

Mata Atlântica intocada

O bioma predominante em Schroeder é a Mata Atlântica. Cerca de metade do território da cidade é localizado em serras cobertas pelo bioma.

Continua depois da publicidade

Segundo a Prefeitura de Schroeder, o município busca se tornar referência no turismo rural, observação de pássaros, agroturismo e esportes de aventura.

Uma parte da Estação Ecológica do Bracinho, que tem um território de 46 milhões de metros quadrados, está em Schroeder.

Usina do Bracinho

Na reserva, está localizada a Usina Bracinho, considerada um patrimônio da história da energia elétrica no Estado. A obra impulsionou o desenvolvimento da região Norte catarinense entre as décadas de 30 e 60, e se tornou fonte de emprego de muitas famílias que moravam na região.

A usina é uma das mais antigas da Celesc em Santa Catarina. A estrutura preservada fica no entorno dos rios Do Júlio e Bracinho.

Continua depois da publicidade

Praia natural no Centro

Entre as belezas naturais de Schroeder está a “Prainha”, que na verdade é uma parte do rio Itapocuzinho onde famílias da região se reúnem para se refrescar nos dias de verão. O local tem acesso pela Rua Helena Koplin, no Centro da cidade.

Em dezembro de 2025, a Prefeitura de Schroeder deu mais um passo para fortalecer o turismo local na Prainha. Foi assinada uma ordem de serviço para a construção de seis choupanas com churrasqueira.

O novo espaço contará com uma área total de 96 metros quadrados, sendo 16 por choupana, ampliando a infraestrutura de lazer e oferecendo mais conforto às famílias, visitantes e turistas que frequentam o local.