A cidade de Piratuba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, virou um “forno” em pleno inverno ao registrar uma sensação de 43ºC durante a tarde deste domingo (8). Além do município, outras localidades da região sofrem com o calor neste fim de semana. Uma delas é Seara, que também registrou um índice de calor na casa dos 40ºC. A Defesa Civil já emitiu alerta de para o aumento das temperaturas na região.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em Piratuba, os termômetros marcaram 36ºC às 14h. Além da alta temperatura, acompanhada dela estava a umidade do ar, que dependendo do valor acentua a sensação de calor. No município do Meio-Oeste, por exemplo, a umidade relativa do ar estava em 50% naquele mesmo horário, o que gerou uma sensação de calor de 43ºC.
FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC
Continua depois da publicidade
O domingo, porém, não será o único dia de calor forte na porção Oeste de SC. De acordo com a Defesa Civil, os próximos dias serão marcados por temperaturas altas em todo o Estado, devido ao predomínio do vento do quadrante Noroeste/Norte, que transporta ar quente da região central do Brasil. Com isso, até pelo menos a quinta-feira (12), haverá calor intenso, principalmente, no Oeste.
A previsão é que durante as tardes as máximas fiquem acima dos 30°C na maior parte do Estado ou, ainda, se aproximem dos 40°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. Nas madrugadas, as temperaturas também não devem cair muito e, em alguns dias, vão permanecer acima dos 20°C no interior catarinense.
A Defesa Civil ainda destaca que todo este aquecimento vai gerar uma onda de calor perigosa. Isso porque a sua persistência resulta em risco para a saúde da população, principalmente nas áreas em laranja no mapa. Nestas localidades, as pessoas poderão sofrer de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo e a umidade baixa. Nas áreas em amarelo e verde o risco é moderado e baixo, respectivamente. Por isso, é indicado:
- Evitar atividades físicas.
- Deve-se ingerir bastante líquido, frutas e vegetais, mantendo-se hidratado.
- Umedeça o ambiente, deixando vasilhas com água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos.
- Limpe os olhos com algodão e água esterilizados para evitar problemas oculares.
Continua depois da publicidade
Leia também
Fábrica catarinense de bilionários tem 144 vagas de emprego abertas; veja oportunidades
“Chevette para oito”: Carro com excesso de ocupantes e condutor sem carteira é recolhido em SC
De mulas ao asfalto: fotos antigas mostram como foi a construção da Serra do Rio do Rastro em SC