As curvas sinuosas da Serra do Rio do Rastro são uma das paisagens mais marcantes de Santa Catarina. Mas, muito antes da construção do mirante e do local se tornar “point” do turismo no Estado, a estrada foi aberta através do trabalho de muitas mãos.

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Até meados de 1920, o trajeto entre a Serra catarinense e o litoral era feito por mulas, que passavam por caminhos íngremes e perigosos. Foi entre 1926 e 1930 que Joaquim Goulart, então intendente do distrito de Socorro, que correspondia a atual área de Bom Jardim da Serra, propôs alargar o caminho que hoje é conhecido como a Serra do Rio do Rastro.

Os trabalhos se iniciaram, com pouca tecnologia e o corte de pedras feito a partir dos nós de pinho da fazenda, nos quais eram ateados fogo. Depois que a brasa era formada, os trabalhadores jogavam água fria, que pelo choque de temperatura fazia a pedra rachar.

Em 1955, a Serra do Rio do Rastro foi aberta para o público, mas ainda era uma estrada de chão. Somente na década de 1980 que a rodovia SC-390 foi asfaltada, trazendo mais segurança para o percurso de 12 quilômetros até se chegar no mirante.

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Imagens do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e do acervo de moradores da região mostram detalhes de como era o processo de construção da estrada. Em uma delas, trabalhadores se seguram por cordas em um despenhadeiro de pedras. Outras mostram as curvas sinuosas sendo abertas, e um dos registros mostra a Boca da Serra do Rio do Rastro repleta de pessoas em sua inauguração.

Veja fotos da construção da Serra do Rio do Rastro

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