O Centro de Florianópolis é palco de alguns dos mais importantes eventos históricos da cidade. Em fotografias disponibilizadas online pelo Arquivo Público de Santa Catarina, é possível acompanhar o desenvolvimento de ruas, praças e construções famosas da região, desde o século 19 até os dias atuais.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O Centro começou a ser ocupado por conta de sua posição geográfica, que conecta a Ilha e o Continente. A primeira parte a ser urbanizada foi a região na altura da Praça 15 de Novembro, entre a Capela de Nossa Senhora do Desterro, atual Catedral, e o mar.

Depois, a região foi se desenvolvendo primeiro em direção ao Leste, depois, a Oeste e, por último, ao Norte — onde foram se instalando chácaras na Avenida Beira-Mar. Após a Proclamação da República, em 1889, Florianópolis passou por obras de modernização, e o Centro ganhou um novo Mercado Público, inaugurado em 1899, com iluminação a gás acetileno e rede de encanamento.

Outra mudança importante foi na década de 1970, quando foram inaugurados os aterros. O da Baía Sul acomodou as novas pontes de acesso à Ilha, áreas verdes e edificações institucionais, como a Alesc. Já o aterro da Baía Norte passou a ser ocupado pelas classes mais abastadas, ao longo da Avenida Beira-Mar.

Continua depois da publicidade

Fotos antigas mostram como era o Centro de Florianópolis

Leia também

Fotos antigas mostram como era a Praia da Armação no século passado

Por que Colombo Salles dá nome à ponte de Florianópolis

Fotos antigas revelam passado de Itajaí antes de se tornar cidade mais rica de SC

Destaques do NSC Total