Vista aérea das Avenidas Mauro Ramos e Hercílio Luz, em 1940 (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
O Centro de Florianópolis é palco de alguns dos mais importantes eventos históricos da cidade. Em fotografias disponibilizadas online pelo Arquivo Público de Santa Catarina, é possível acompanhar o desenvolvimento de ruas, praças e construções famosas da região, desde o século 19 até os dias atuais.
O Centro começou a ser ocupado por conta de sua posição geográfica, que conecta a Ilha e o Continente. A primeira parte a ser urbanizada foi a região na altura da Praça 15 de Novembro, entre a Capela de Nossa Senhora do Desterro, atual Catedral, e o mar.
Depois, a região foi se desenvolvendo primeiro em direção ao Leste, depois, a Oeste e, por último, ao Norte — onde foram se instalando chácaras na Avenida Beira-Mar. Após a Proclamação da República, em 1889, Florianópolis passou por obras de modernização, e o Centro ganhou um novo Mercado Público, inaugurado em 1899, com iluminação a gás acetileno e rede de encanamento.
Outra mudança importante foi na década de 1970, quando foram inaugurados os aterros. O da Baía Sul acomodou as novas pontes de acesso à Ilha, áreas verdes e edificações institucionais, como a Alesc. Já o aterro da Baía Norte passou a ser ocupado pelas classes mais abastadas, ao longo da Avenida Beira-Mar.
Continua depois da publicidade
Fotos antigas mostram como era o Centro de Florianópolis
Vista aérea da Praça Fernando Machado, na década de 1950, mostra a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Público e o Cais, ao fundo (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação).
Foto tirada em 1898 mostra o lugar para onde seria transferido o Mercado Público (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Foto de 1950 mostra o Cais Frederico Rolla e, ao fundo, o Mercado Público (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Foto de 1939 mostra a escavação na Rua Felipe Schmidt (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Vista do trecho da Rua Felipe Schmidt depois de alargado. Ao fundo, a Praça 15 de Novembro (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Na década de 1960, Florianópolis criou aterros na região central. Foto mostra o Governador Celso Ramos em visita às obras, do Continente. Ao fundo, vista parcial do Centro e do Morro da Cruz (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Foto da década de 1970 mostra urbanização no aterro da Baía Sul (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
População se reuniu em campanha de troca da moeda cruzeiro novo por cruzeiro na Rua Felipe Schmidt, em 1970 (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Estacionamento de motos na Rua Felipe Schmidt (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Feira do livro realizada na praça 15 de Novembro (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Foto da década de 1960 mostra a Beira-Mar Norte antes do aterro (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Restaurante Prayon ficava na Beira Mar Norte (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Edifício da Caixa Econômica Federal, na Avenida Beira Mar Norte (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Na década de 1970, Morro do Mocotó passou por obras de melhoria (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Morro do Mocotó fica no Centro de Florianópolis (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Na década de 1980, antigo terminal de Ônibus Urbano de Florianópolis ficava onde hoje está o estacionamento na Rua Francisco Tolentino (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)
Terminal Rodoviário Rita Maria na década de 1980 (Foto: Arquivo Público de SC, Divulgação)