Cerca de 120 mil veículos cruzam diariamente a Ponte Governador Colombo Machado Salles, que liga a Ilha ao Continente, em Florianópolis. A obra foi nomeada em homenagem ao político catarinense que a inaugurou, em 8 de março de 1975: o ex-governador Colombo Salles, que morreu nesta terça-feira (14), aos 97 anos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Colombo Salles é uma das três pontes do complexo que liga a Ilha de Santa Catarina ao Continente, e foi a segunda a ser construída, com o intuito de desafogar o trânsito da ponte Hercílio Luz, de 1926. A Ponte Pedro Ivo Campos, inaugurada em 1991, faz o sentido continente-ilha.

A gigante de 1,2 quilômetro de extensão levou quatro anos para ser concluída e custou 150 milhões de cruzeiros. O projeto arquitetônico é de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva (1933-2016), natural de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A obra é resultado do Projeto Catarinense de Desenvolvimento, plano de governo apelidado de “carnê fartura” devido ao volume de recursos que sua concretização exigiria. A gestão também implantou 85 mil linhas telefônicas no Estado, entre outras realizações como o aterro da Baía Sul e as rodovias SC-401 e SC-404.

Na época de inauguração, a ponte operava nos dois sentidos e tinha capacidade para 60 mil veículos diários nos dois sentidos, que eram divididos por uma mureta de concreto. O lançamento da ponte foi uma grande festa popular e reuniu milhares de pessoas.

A fita inaugural foi cortada pela esposa de Colombo Salles, Dayse. Em seguida, o casal cruzou a ponte a bordo de um VW Brasília, enquanto o povo acompanhava o trajeto a pé.

Veja no vídeo abaixo:

Em entrevista ao Diário Catarinense, em 2016, o político disse que a homenagem da obra a seu nome foi feita contra sua vontade. A ideia foi votada na Assembleia Legislativa.

Continua depois da publicidade

Leia também

Morre o ex-governador de Santa Catarina, Colombo Salles, aos 97 anos

Colombo Salles foi o governador da integração regional e da inovação em SC

Criador da Casan e da SC-401, veja quem foi Colombo Salles e sua importância para SC