Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, registrou a primeira morte por chikungunya na noite desta segunda-feira (3). A vítima era uma jovem, de 22 anos, internada em estado crítico desde 12 de fevereiro em um hospital da região. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, a cidade está em situação de surto. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A jovem era moradora do bairro Vila Sesamo e também foi diagnosticada com dengue. A secretária de Saúde de Xanxerê não sabe informar como foi a forma de contágio da vítima, mas diz que vai investigar a morte. A mulher não apresentava comorbidades. 

Xanxerê está em situação de surto

Desde fevereiro, Xanxerê registrou 16 casos de chikungunya e 300 focos, espalhados por vários bairros da cidade. A Vigilância em Saúde do município ativou o comitê intersetorial para conter o avanço da doença, além de fazer aplicações de fumacê nos bairros.

— Entre outras ações de fiscalização, recolhimento de lixo. Estamos trabalhando bastante na questão para tentar controlar o vetor — informa Caroline. 

Continua depois da publicidade

Os moradores que apresentarem os sintomas da doença devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou buscar atendimento através da telemedicina.

Veja os sintomas chikungunya

A dengue e a chikungunya possuem semelhanças em alguns sintomas. No entanto, a dengue está mais relacionada a dores no corpo, enquanto no caso da chikungunya as dores acontecem mais na articulação. Um exame de hemograma ajuda a diferenciar os dois casos.

  • Febre alta;
  • Dor muscular;
  • Dor na articulação;
  • Dor de cabeça;
  • Exantema na pele;
  • Sinais duram de 3 a 10 dias geralmente.

Leia mais

Mulher de 46 anos é o primeiro caso de Chikungunya em Pomerode

Primeiro caso de chikungunya é registrado em bebê de seis meses em Garopaba