Durante os próximos dias, a cidade mais antiga de Santa Catarina se torna ponto de encontro do cinema latino-americano. O 4° Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, apelidado como “Fala São Chico”, começou nesta terça-feira (25) e segue até sábado. Neste ano, os participantes têm o desafio de produzir um documentário em apenas 100 horas, utilizando apenas o celular.

Continua depois da publicidade

A programação totalmente gratuita do festival inclui a exibição de documentários latino-americanos, além de apresentações culturais diversas e o Projeto Rally Panvision, novidade da edição. Neste ano, o Fala São Chico homenageia o bairro do Paulas, que surge como protagonista da edição.

As sessões de cinema serão realizadas no Cine Teatro X de Novembro e as demais atividades acontecem no Centro Histórico da cidade. Segundo a organização, o evento recebeu 718 documentários inscritos. O número representa um aumento de mais de 50% em comparação ao ano passado, batendo o recorde do festival.

Ao todo, foram selecionados 29 filmes de seis países e 13 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Do total das obras, três delas são Filmes Convidados e as demais 26 participam de Mostras Competitivas.

Como funciona o desafio da edição

Uma das novidades do festival é o Projeto Rally Panvision, que consiste em uma Maratona Cinematográfica de 100 horas contínuas em que os participantes terão o desafio de produzir um curta-metragem documental utilizando apenas a câmera do celular. 

Continua depois da publicidade

Durante o processo, 25 pessoas divididas em grupos, terão palestras, monitorias e acompanhamento de profissionais renomados do audiovisual. Na quinta-feira (26), as equipes iniciam as filmagens e começam o processo de edição, com o acompanhamento e orientação dos tutores Érica de Freitas, Ricardo Kenski e Paulo Calasans. A versão final dos documentários deve ser entregue na sexta-feira, às 18h30min.

No sábado, o público pode prestigiar o resultado durante uma exibição na noite de encerramento.

Programação gratuita

Ao longo dos quatro dias, os visitantes têm a oportunidade de assistir diferentes produções. As sessões de cinema noturnas serão dedicadas aos filmes da Mostra Curtas Catarinenses e Latinos. Já as sessões da manhã e tarde serão dedicadas à Mostra Infantojuvenil, voltada para o público infantil, em especial para estudantes do ensino fundamental do município. 

O ponto alto acontece no último dia do festival. O Palco Aberto, espaço reservado aos artistas locais, irá receber apresentações de música, dança, poesia, malabares e boi de mamão. Também haverá a Feira Junina Viver São Chico. As exibições de cinema irão começar a partir das 15h, com a sessão especial Comunicadoras Indígenas.

A programação completa, com todos os horários, podem ser conferidas no site do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Enquete revela favorita do público à rainha da 31ª Festa da Tainha de Balneário Barra do Sul

O que é pálio, item religioso que arcebispo de Joinville vai receber de Papa Leão XIV no Vaticano