A cidade mais rica de Santa Catarina bateu um recorde importante na área de segurança pública. De acordo com dados divulgados pela prefeitura de Itajaí e confirmados pela Polícia Civil, o município completou 92 dias consecutivos sem nenhum assassinato.
Continua depois da publicidade
É a primeira vez que isso ocorre desde quando o levantamento começou, em 2008. Conforme a Secretaria de Segurança Pública de Itajaí, desde 21 de abril até 22 de julho, não houve registro de homicídios no município. No mesmo período do ano passado, foram cinco assassinatos.
Até então, o maior período sem esse tipo de crime tinha sido em 2023, quando Itajaí ficou 91 dias sem nenhum homicídio.
Para o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Ettore Stenghele, o resultado é fruto das ações integradas entre Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e outras instituições parceiras. A prefeitura também credita o recorde à presença estratégica nos bairros, investimentos em tecnologia e fortalecimento da atuação preventiva.
— Esse número traduz o esforço diário de planejamento, inteligência e trabalho conjunto das forças de segurança — pontua Stenghele.
Continua depois da publicidade
No ano passado, Itajaí foi a terceira cidade de Santa Catarina com mais homicídios, totalizando 29 assassinatos. A cidade só ficou atrás de Joinville (39) e Florianópolis (34).
Em 2025, conforme dados de janeiro a maio, o município mais rico do Estado ocupa a quarta posição no ranking de homicídios em SC e divide o posto com São João Batista — ambos com seis registros cada. Joinville (13), Florianópolis (13) e Chapecó (7) estão no topo da lista, conforme a Secretaria de Estado da Segirança Pública.




















