A cidade de Governador Celso Ramos, que se tornou a nova “queridinha” dos turistas de Santa Catarina, espera receber um número equivalente a 10 vezes sua população durante a temporada de verão. A prefeitura espera mais de 150 mil turistas no município entre dezembro e março, ou seja, um número bem superior dos 16.915 moradores que vivem na cidade, segundo o último Censo do IBGE.
Continua depois da publicidade
O período de maior fluxo é na virada de ano. No Réveillon, a prefeitura irá organizar uma festa na orla da Praia de Palmas, com queima de fogos e apresentações de artistas locais.
Onde fica Governador Celso Ramos
Localizada entre Florianópolis e Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos é uma península em formato de gancho que reúne 58 praias de águas claras e cenários preservados. Nos últimos anos, se tornou atrativa para turistas em busca de tranquilidade, natureza e experiência “pé na areia”.
Veja a cidade por satélite
Como a praia se tornou queridinha?
Nos últimos anos, a cidade ganhou força nas redes sociais: vídeos com drones exibindo praias e curiosidades — como o hotel abandonado na Praia das Bananeiras — ajudaram a consolidar o destino. O “efeito boca a boca” também contribuiu, com famílias brasileiras e argentinas indo cada vez mais para a cidade.
Quais as principais praias de Governador Celso Ramos?
Visitar Governador Celso Ramos é como entrar em um mundo à parte. Quem busca contato com a natureza, por exemplo, pode visitar a Praia Grande ou a Praia das Cordas, premiadas com a Bandeira Azul, que reconhece critérios como qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística. Ambas contam com cenários paradisíacos, com areia branca, mar quentinho e vegetação no entorno.
Continua depois da publicidade
Também há praias para quem curte história. Na Armação da Piedade, segue em pé a Igreja Nossa Senhora da Piedade, tida como a primeira igreja edificada em Santa Catarina. A construção de 1745 acompanhava a antiga armação de baleias — cujas ruínas também resistem ao tempo, em frente à praia e de costas para um cemitério ainda frequentado pela população local.
A tradição dos gancheiros — gentílico de Governador Celso Ramos — também é presente nos vilarejos de pescadores que recortam os Ganchos, a região mais ao Nordeste da península. A área também é conhecida pelo resort de luxo Ponta dos Ganchos, que já hospedou Paul McCartney, Katy Perry e Beyoncé, entre outras celebridades.
Quando o assunto é infraestrutura turística, Palmas é o destaque em Governador Celso Ramos. A praia com cerca de 2,7 km de extensão é cercada de comércio, estacionamentos, bares e restaurantes, além de construções de alto padrão, de no máximo quatro andares. Nos últimos anos, porém, a praia vem sofrendo com problemas de balneabilidade durante a temporada.
Veja fotos da Praia Grande, em Governador Celso Ramos
Continua depois da publicidade
Como a prefeitura se prepara para o verão deste ano
Para 2025/2026, o município promete reforçar saneamento, limpeza, fiscalização e mobilidade, como forma de acomodar o fluxo de turistas e manter a qualidade da experiência para moradores e visitantes.
Postos de informação turística
- Sede da Secretaria de Turismo e Eventos, no Bairro Palmas – atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h;
- Mirante de Calheiros – funcionamento todos os dias, durante toda a temporada.
Tarifa Zero com horários estendidos
O transporte público municipal Circular Tarifa Zero terá viagens adicionais às 22h, todos os dias da semana, nas linhas Norte e Sul, garantindo deslocamento noturno para moradores e visitantes.
Fiscalização reforçada
A prefeitura montou uma força-tarefa com 32 servidores de áreas como tributos, sanitária, ambiental, obras e posturas para atuar principalmente nos fins de semana. O foco é coibir infrações que comprometem a segurança e o meio ambiente, como:
Continua depois da publicidade
- Presença de animais na areia;
- Fogueiras e fogos de artifício;
- Irregularidades em quiosques e comércio ambulante;
- Crimes ambientais (descarte irregular de lixo, óleo ou esgoto);
- Questões tributárias e de licenciamento.
Além disso, uma equipe especializada fará fiscalização complementar dos sistemas de esgoto e saneamento — incluindo o funcionamento das ETEs em prédios e residências da Praia de Palmas — para garantir a balneabilidade do mar e proporcionar uma temporada mais segura e sustentável.









