Diversas cidades de Santa Catarina já superaram, em dois dias, a quantidade de chuva prevista para dois meses, segundo dados da Epagri/Ciram. O fenômeno causou estragos em diferentes regiões do Estado e deixou municípios em situação de emergência. A previsão é de que a chuva volumosa prossiga nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a Defesa Civil estadual, na manhã desta segunda-feira (28), a cidade que tinha o maior acumulado de chuva é Schroeder, no Norte de Santa Catarina. Em 48h, choveu cerca de 355.2 mm. Em seguida vêm Corupá, que fica na mesma região, com um total de 323.4, e Bom Jardim da Serra, com 286.6.

— Na Grande Florianópolis, no mês de novembro, nós temos em torno de 140 mm. Lá no Litoral Norte, em torno de 160 mm, no Vale 120 mm, varia de um local para outro. Mas em alguns lugares, nas últimas 48 horas, choveu o dobro do que deveria chover em média em um mês inteiro, ou seja, sábado e domingo foi equivalente a dois meses de chuva — explica o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Chuva no Norte de SC provoca alagamentos, deslizamentos e deixa cidades em emergência

Continua depois da publicidade

A previsão é de que a chuva volumosa continue nos próximos dias. O motivo, segundo a Epagri, é um sistema de baixa pressão próximo da costa de Santa Catarina. Em alguns locais, o acumulado pode chegar em 100 mm, principalmente no Litoral Norte. Por isso, há risco de alagamentos e deslizamentos.

Durante o fim de semana, várias cidades tiveram estragos por conta das chuvas. Guaramirim e São Bento do Sul, por exemplo, decretaram situação de emergência. Em Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú, ruas ficaram alagadas por conta do fenômeno.

Confira o acumulado por cidade nas últimas 48h:

Tabela aponta os dados registrados nas últimas 48h – (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Leia também:

Casal deixa carro para trás e se pendura em cerca para escapar de correnteza em rio de SC

Chuvas fortes causam estragos no Vale do Itajaí; veja fotos

Destaques do NSC Total