De forma preventiva, ao menos quatro municípios do Sul de Santa Catarina decidiram suspender as aulas das redes municipais de ensino na sexta-feira (7) por conta do alerta vermelho da Defesa Civil para chuva forte e vento, por influência do ciclone que afeta o Estado. A tempestade deve atingir todo o Estado, com maior intensidade no Grande Oeste, Planalto Norte, áreas do Alto Vale do Itajaí e do Planalto Sul.

Continua depois da publicidade

As prefeituras dos municípios de Praia Grande, Balneário Gaivota, Sombrio e Santa Rosa do Sul, todas do Sul do Estado, informaram a suspensão das aulas na noite desta quinta-feira (6). Nas quatro cidades, as aulas foram suspensas no período da tarde e noite, em que o alerta possui validade.

Os comunicados reforçam que a decisão foi tomada de forma preventiva, voltada para a segurança dos alunos, professores e servidores após recomendação da Defesa Civil. O transporte escolar também foi suspenso no período e a retomada das atividades deve ser comunicada pelos municípios.

Confira os comunicados das prefeituras

Alerta vermelho da Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um comunicado na manhã desta quinta-feira (6) ampliando o alerta para o ciclone que irá atingir Santa Catarina entre sexta-feira (7) e sábado (8). Segundo o órgão estadual, a região Oeste e partes da Serra, Vale do Itajaí e Planalto Norte estão em alerta vermelho, com risco de tempestades severas.

Já o restante do Estado, composto pela Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul e partes da Serra, do Vale do Itajaí e do Planalto Norte, está em alerta laranja. Há possibilidade de temporais com vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo.

Continua depois da publicidade

Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h e a chuva pode ser intensa em curtos períodos de tempo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

Recomendações da Defesa Civil