Municípios catarinenses já iniciaram a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por doenças como bronquiolite e pneumonia. As vacinas são destinadas para gestantes a partir da 28ª semana e buscam reduzir os casos de infecções respiratórias nos primeiros meses de vida.

Continua depois da publicidade

A distribuição do imunizante por parte do Ministério da Saúde começou no dia 2 de dezembro. Para Santa Catarina, foram destinadas 25.865 doses da vacina, ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuídas nos municípios catarinenses.

A oferta da vacina no SUS, que na rede privada pode custar até R$ 1,5 mil, foi viabilizada por meio de acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que assegurou a transferência de tecnologia ao Brasil. Com isso, o país passará a fabricar o imunizante, ampliando autonomia e acesso da população a essa proteção. 

Quem pode se vacinar

O grupo prioritário para receber a vacina são todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez, em dose única. Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério da Saúde orienta as equipes a verificarem e atualizarem a situação vacinal das gestantes, incluindo influenza e Covid-19, uma vez que a vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente a esses imunizantes. 

O que é o vírus sincicial respiratório (VSR)

O vírus sincicial respiratório (VSR) é considerado um dos principais responsáveis pelos casos de bronquiolite e pneumonias em crianças, especialmente nos primeiros seis meses e até os dois anos de idade. Ele está ligado a cerca de 75% dos casos de bronquiolite nesse público no país, além de responder por aproximadamente 40% das pneumonias.

Continua depois da publicidade

A vacinação permite transferir anticorpos ao bebê ainda no útero, o que garante proteção contra essas doenças ainda nos primeiros meses de vida, fase em que o organismo é mais vulnerável. Por isso, tem papel essencial para reduzir internações e complicações respiratórias graves nessa faixa etária.

Como a vacina funciona

A vacinação consegue promover proteção direta ao bebê ainda durante a gestação através da imunização ativa da gestante. A mãe recebe a vacina e produz anticorpos, que são transferidos ao bebê pela placenta, garantindo proteção nos primeiros seis meses de vida, período em que o bebê está mais vulnerável a infecções respiratórias.

Até então, o imunizante era disponibilizado somente na rede privada, e agora integra o calendário vacinal de gestantes a partir da 28ª semana até o final da gestação. Não há restrição de idade para receber o imunizante, que é seguro, eficaz e protege contra o Vírus Sincicial Respiratório tipos A e B em dose única.

A vacinação não interefe na atuação de outros imunizantes. A recomendação é que uma nova vacinação seja feita a cada gestação. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo.

Continua depois da publicidade

Confira como fica a vacinação por região

Grande Florianópolis

Na capital, a vacinação de gestantes a partir da 28ª semana começou nesta segunda-feira (15). A prefeitura destaca que o vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais responsáveis por internações de bebês e crianças menores de dois anos de idade.

Em 2025, mais de 407 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na capital foram associados ao VSR, o que mostra a necessidade de prevenção contra a doença e reforça a importância da vacinação. O imunizante faz parte do Calendário de Vacinação da Gestante, e a meta é vacinar 80% do público alvo.

A vacina está disponível nos centros de saúde da capital, no Espaço Imuniza Floripa – na Policlínica da Mulher e da Criança, na sala de vacinação do SESC Prainha e na van da imunização.

Em São José, a vacinação iniciou na sexta-feira (12) e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O município reforça, além da vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), a importância da imunização com as vacinas necessárias da família e da rede de apoio que convive com o bebê, para reduzir os riscos de transmissão de doenças respiratórias no início da vida.

Continua depois da publicidade

Vale do Itajaí

A cidade de Brusque também já iniciou a vacinação contra a bronquiolite. A vacina, feita em dose única, e a orientação do Ministério da Saúde é repetir a imunização a cada nova gestação.

As gestantes podem procurar a UBS de referência do seu bairro para a imunização. Caso a unidade não tenha sala de vacinação, a aplicação pode ser feita na UBS mais próxima. É necessário apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação.

Em Blumenau, as 1,1 mil doses da vacina recebidas na cidade começaram a ser aplicadas no dia 10 de dezembro. Em um primeiro momento as doses estarão disponíveis exclusivamente nos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs Badenfurt, Centro, Escola Agrícola, Fortaleza, Garcia, Itoupava Central e Velha). Já durante o período das férias coletivas, entre os dias 22 de dezembro e 11 de janeiro, a vacina continuará sendo oferecida, mas apenas nos AGFs Garcia, Velha e Itoupava.

Para receber o imunizante, a gestante deve procurar uma unidade de saúde com um documento de identificação e a caderneta que comprova a gravidez a partir da 28ª semana. Não há restrição de idade para a mãe.

Continua depois da publicidade

Litoral Norte

A prefeitura de Balneário Piçarras iniciou a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) na sexta-feira (12), voltada para gestantes com 28 semanas ou mais de gestação, sem restrição de idade materna. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 08h às 17h, sem necessidade de agendamento.

Para tomar a vacina, é preciso apresentar qualquer documento que comprove a gravidez e a idade gestacional, como cartão da gestante ou cartão do pré-natal; exames comprobatórios; relatório médico e encaminhamento de profissional de saúde de nível superior.

Em Itajaí, o imunizante passou a ser disponibilizado na quinta-feira (11). É necessário apresentar documento com foto e o cartão da gestante ou caderneta de pré-natal que comprove a idade gestacional para ser vacinada.

Navegantes também iniciou a vacinação na quinta-feira, em 12 unidades básicas de saúde (UBSs). Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades que possuem sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. São elas: UBSs Gravatá, Meia Praia, Verde Mar, Central, São Pedro, São Paulo, São Domingos I, São Domingos II, Porto das Balsas, Nossa Senhora das Graças, Machados e Escalvados. 

Continua depois da publicidade

Sul do Estado

No Sul do Estado, a cidade de Tubarão iniciou a vacinação na última semana. Para receber a vacina, a gestante deve comparecer a uma sala de vacinação portando o cartão do pré-natal. O imunizante está disponível nas unidades com salas de vacinas, sendo elas: Policlínica, Oficinas, Bom Pastor, Dehon, Fábio Silva, Humaitá, Km 60, Mato Alto, Morro da Caixa, Monte Castelo, Oficinas II, Revoredo, Santo Antônio de Pádua, São Cristovão, São Martinho I, São Martinho II, Sertão dos Corrêas e São João.

Em Laguna, a prefeitura iniciou a vacinação contra a bronquiolite na última semana após receber a primeira remessa de doses destinadas exclusivamente a gestantes a partir do 28º semana gestacional. A recomendação da Secretaria de Saúde é que as gestantes procurem as unidades de saúde para verificar a disponibilidade das doses.

Norte do Estado

Em Joinville, a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) iniciou já no dia 8 de dezembro para todas as gestantes a partir de 28 semanas. O imunizante está disponível na Sala de Vacinas Central e em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), exceto a UBSF Jativoca.

Não é necessário agendamento prévio para se vacinar. A gestante deve levar documento de identificação com foto e caderneta de vacinação. A recomendação é chegar na unidade pelo menos meia hora antes do fechamento.

Continua depois da publicidade

Em Joinville, 78,3% dos 83 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causados pelo VSR em 2025 foram diagnosticados em crianças menores de dois anos, o destaca a importância de proteção para esse público.

Serra e Oeste

Em Lages, a Secretaria Municipal da Saúde passou a disponibilizar a vacina a partir do dia 12 de dezembro na Central de Imunização, localizada na Praça Leoberto Leal, nº: 20, no Centro da cidade, anexa à Vigilância Epidemiológica. O atendimento no local funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 18h

A partir desta segunda a vacina fica disponível também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com Salas de Vacina abertas; Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça) – rua Fausto de Souza, nº: 300, Centro, e no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR) – rua Marechal Deodoro, nº: 799, Centro. 

Chapecó inicia a vacinação nesta segunda-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Para receber a vacina é preciso apresentar Carteira da Gestante e um documento de identificação, documentos obrigatórios para verificação correta da idade gestacional.

Continua depois da publicidade

Em São Miguel do Oeste, a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) iniciou na sexta-feira. Neste momento, a imunização é voltada somente para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, o que garante proteção aos bebês contra doenças respiratórias graves como bronquiolite e pneumonia. A vacinação será realizada na Sala de Vacinas, localizada junto ao Posto Central de São Miguel do Oeste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com atendimento também ao meio-dia. É preciso levar caderneta de vacinação, documento de identificação e carteirinha de gestante.