Em dois dias, algumas cidades de Santa Catarina registraram mais chuva do que o esperado para todo o mês de maio. Com acumulados acima dos 200 milímetros de água nas últimas 48 horas em algumas cidades, o Estado teve como municípios com os maiores volumes de precipitação registrados Vidal Ramos, Rio do Sul, Lontras, Botuverá e Taió.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Todas essas cidades, inclusive, estão com os níveis dos rios em situação emergencial. Por conta das ocorrências de alagamentos, conforme boletim da Defesa Civil estadual divulgado ao meio-dia deste domingo (19), há um total de 274 desalojados e 614 desabrigados em todo Estado.

Há afetados em Rio do Sul (467); Presidente Getúlio (79); São João Batista (56); Lontras (41); Pouso Redondo (36); Taió (35); Agronômica (27); e Blumenau (17).

Confira o acumulado das chuvas por cidade

Tabela mostra acumulado de 48h das chuvas por cidade (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Elevação do nível dos rios

Devido aos volumes de chuva, os rios apresentaram significativa elevação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí e Tijucas. Na região do Alto e Médio Vale diversos municípios registraram inundações entre a tarde de sábado e a manhã do domingo, quando os rios atingiram níveis de emergência, como Rio do Sul, Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Lontras, Blumenau e Presidente Getúlio.

Continua depois da publicidade

Tabela de monitoramento mostra elevação dos rios em SC após chuvas (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Ainda na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Mirim, devido às chuvas principalmente em áreas de cabeceira, os pontos de monitoramento nos municípios de Vidal Ramos e Botuverá também atingiram níveis emergenciais, e Brusque atingiu nível de alerta para inundação, sendo registrado extravasamento em diversos pontos nesses municípios.

Já na região da Grande Florianópolis, na bacia hidrográfica do rio Tijucas, os rios nos municípios de Nova Trento, Major Gercino e São João Batista também apresentaram elevação neste período, com destaque ao município de São João Batista, onde o nível do rio Tijucas atingiu nível de alerta, causando extravasamento do rio no município. 

Vítimas desaparecidas e decretos de emergência

Na noite de sábado (16), um funcionário de uma empresa de internet desapareceu em um rio em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, após o veículo em que estava ser arrastado pela correnteza. Outros dois trabalhadores que estavam no veículo conseguiram se salvar. O homem ainda não foi encontrado e as buscas continuam neste domingo.

Em Trombudo Central, no Vale do Itajaí, um homem de 59 anos também foi arrastado pela enxurrada após o carro que conduzia cair em um rio, no início da manhã deste domingo. A vítima conseguiu sair do veículo e, após buscas, foi encontrado a 100 metros do local em que foi arrastado. Ele foi levado ao hospital.

Continua depois da publicidade

No total, pelo menos 20 cidades são atingidas pelas chuvas deste a noite de sexta-feira (17). Dessas, de acordo com a Defesa Civil estadual, oito decretaram situação de emergência. São elas: Passos de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.

Veja fotos da situação em Blumenau e Rio do Sul

Leia também

Em SC, 20 cidades são atingidas por chuva intensa e Rio do Sul decreta emergência

BR-470 está interditada em Ibirama, após queda de barreira; veja restrições de rodovias em SC

Rio do Sul tem dia mais chuvoso dos últimos oito anos e enchente invade casas

Destaques do NSC Total