Uma licitação conjunta com 15 municípios do Vale do Itajaí prevê um projeto de limpeza dos rios da região. O projeto de estudos técnicos irá identificar o volume de material a ser removido de 246 km de cursos d’água e apontar os pontos adequados para a execução das obras de desassoreamento.

Continua depois da publicidade

O edital do Consórcio Interfederativo de Saúde e Multifinalitário do Alto Vale do Itajaí (Cisamavi) foi publicado na quinta-feira passada (2) e será possível enviar propostas até as 8h do dia 17 deste mês. O dinheiro para os estudos e execução das obras serão repassados pela Defesa Civil de Santa Catarina.

A licitação inclui serviços de engenharia para elaboração de projetos técnicos, realização de levantamentos, emissão de laudos e obtenção de licenças ambientais necessárias às intervenções. O valor estimado do projeto de pesquisa por quilômetro é de R$ 52 mil enquanto o total seria de R$ 12,8 milhões.

— Essa é uma necessidade básica e urgente. A partir do momento em que os projetos estiverem prontos e bem elaborados, o governo do Estado poderá liberar os recursos para que o trabalho de limpeza e desassoreamento seja executado. Já tivemos essa experiência com Rio do Sul, e agora queremos ampliar para toda a região — garante o prefeito de Rio do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Manoel Arisoli Pereira.

Saiba quais municípios participam do projeto

Até o momento, foram 15 municípios do Vale do Itajaí que manifestaram interesse em participar da ação compartilhada. Cada um se responsabilizou pelo mapeamento e análise de um trecho específico de alguns quilômetros dos rios. Os demais municípios que não aderiram à licitação conjunta deverão conduzir ações semelhantes de forma individual, conforme divulgou a Cisamavi.

Continua depois da publicidade

— Com uma única empresa responsável por todos os projetos, ganhamos em agilidade e continuidade. Os trechos são interligados, os rios não têm fronteiras, por isso os projetos precisam se complementar. Esse modelo conjunto fortalece a gestão integrada e a resposta mais rápida às demandas ambientais — afirma o prefeito de Rio do Sul.

Leia também

Primeiro dia de Oktoberfest Blumenau 2025 dobra o público em relação ao ano passado