Municípios do Extremo Sul catarinense estão sob alerta de perigo potencial para ventos costeiros que podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla até às 6h de quinta-feira (16). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Continua depois da publicidade
Os municípios afetados são Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio.
Chuvas de 100 mm e ventos de 100 km/h “agitam” mais de 180 cidades; veja alerta
Além de Santa Catarina, o aviso também vale para regiões do Rio Grande do Sul, estado vizinho.
Cidades de SC estão sob risco de tempestades
Além dos ventos costeiros presentes no Sul catarinense, cidades do Oeste de Santa Catarina que sofreram estragos no último fim de semana por causa do ciclone extratropical voltaram a ficar em alerta. O Inmet emitiu um aviso de tempestade com grau de severidade “perigo”, válido a partir da noite desta quarta-feira até às 23h59min de quinta.
Continua depois da publicidade
O alerta abrange mais de 80 municípios catarinenses, incluindo Xanxerê, Abelardo Luz e Passos Maia, que registraram estragos no último sábado (11) e domingo (12). A previsão indica chuva entre 50 e 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
A orientação é evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a placas e torres, e desligar aparelhos elétricos em caso de tempestades.
Efeitos do ciclone extratropical em SC
Os novos alertas vem apenas alguns dias após os temporais causados pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai, que provocaram destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores em diversos municípios catarinenses.
Em Abelardo Luz, mais de 60 casas foram afetadas por ventos fortes e granizo. Em Vargem Bonita, 40 residências sofreram danos nos telhados em comunidades do interior. Já em Xanxerê, o transbordamento do rio provocou alagamentos em áreas urbanas.
Continua depois da publicidade
Veja fotos dos estragos
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
VÍDEO: Fumaça branca chama atenção após vegetação pegar fogo em Florianópolis
O que é a planta mortal originária da África em que cultivo gerou alerta e multa em SC








