Santa Catarina vem registrando uma onda de calor excessivo em fevereiro, com cidades do Sul do Estado chegando a mais de 35°C. No entanto, alguns municípios da região vem mantendo temperaturas abaixo da média em meio ao calor escaldante.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A menor média nas temperaturas do Sul do Estado, entre as cidades que possuem estações da Epagri, tem sido em Orleans. A estação fica a 410 metros de altitude, tendo como média em fevereiro 23,9°C, abaixo dos demais municípios da região, que ficam entre 25 e 28°C.

Segundo Márcio Sônego, climatologista da Epagri, outro local que chama atenção é Imbituba, no litoral Sul, com máxima de 29,1°C registrada nesse domingo (9). Em comparação com municípios como Criciúma, Nova Veneza e Jacinto Machado, que passaram dos 35°C, a diferença é de pelo menos 6°C.

Marilene de Lima, meteorologista da Epagri, explica que apesar de algumas cidades registrarem temperaturas menores que a média dos municípios, ainda assim, o calor segue presente.

Continua depois da publicidade

— Nas praias, a diferença é de 1 ou 2 graus a menos que o restante, ficando em 27 a 28°C nos dias de calor menos excessivo — explica Marilene.

Oscilação de temperaturas durante o dia

A segunda-feira (10) começou com temperaturas mínimas de 18,9°C em Praia Grande, 19,6°C em Criciúma, 19,8° em Urussanga e Nova Veneza, 20°C em Jaguaruna e Içara. Já as máximas, assim como no domingo (9), ultrapassam as barreiras dos 30°C.

Leia também

O que explica dia escaldante com índice de calor de 44ºC em pequena cidade de SC

Criciúma registra maior índice de calor em SC com 69°C