Em meio ao calor escaldante dos últimos dias, Santa Catarina ainda tem refúgios de temperaturas mais baixas. Neste domingo (9), por exemplo, Urubici, na Serra, registrou mínima de 13,04°C, segundo informações do Agroconnect, da Epagri. No mesmo dia, a cidade mais quente do Estado, Itapiranga, no Oeste, marcou 37,2°C.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O contraste de temperaturas, apesar de curioso, não é raro, e tem relação com a altitude de cada região. Urubici, por exemplo, fica a 1.592 metros do nível do mar. Só essa diferença já faz as temperaturas baixarem, já que, segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, a cada 100 metros de altitude, a temperatura diminui em média 1°C.
Também é importante notar que as temperaturas diferentes foram registradas ao longo do dia, e não ao mesmo tempo. Em Itapiranga, onde a máxima chegou a 37,2°C, a mínima foi de 20,88°C. Já em Urubici, os termômetros foram de 13,04°C a 27,78°C.
O que explica dia escaldante com índice de calor de 44ºC em pequena cidade de SC
Continua depois da publicidade
Outro ponto que pode influenciar a diferença de temperatura é a nebulosidade. Onde o céu está mais aberto e ensolarado, é comum que o ar esquente mais e, consequentemente, os termômetros apontem temperaturas maiores. Questões como o vento, umidade e condições climáticas, como frentes frias ou massas de ar quente, também influenciam na diferença de temperaturas em diferentes regiões.
Por isso, é normal que as temperaturas na Serra sejam menores que no litoral catarinense. Entretanto, segundo a meteorologista, em raras ocasiões isso pode se inverter.
— Tem toda uma física da atmosfera que define essas diferenças dia após dia. Cada dia é diferente — afirma.
Inmet alerta para calor intenso
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, ou seja, grau de severidade de perigo, para onda de calor para o Sul do Estado, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. O alerta começou às 11h de sábado (8) e se estende até as 16h de segunda-feira (10). Segundo o órgão, há risco à saúde por conta das temperaturas 5°C acima da média por período de três a cinco dias.
Continua depois da publicidade
Também há um alerta vermelho de “grande perigo” para onda de calor no Estado. O aviso, válido até as 20h de segunda-feira, engloba a região Oeste do Estado, na divisa com o Rio Grande do Sul.
A onda de calor acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias. No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
Leia também
Municípios decretam situação de emergência e SC entra em alerta para avanço da estiagem
 
				 
                                    