Você já parou para pensar como as cidades ficam quando vistas de cima? Pode parecer estranho pensar em ver muitas casas juntas, sem organização. No entanto, em algumas partes do mundo, a “vista de cima” foi planejada para ter significados, ou contar a história dos lugares.
Continua depois da publicidade
O site Daily Overview faz com que essas vistas cheguem até nós por meio de um projeto que compartilha uma foto por dia, todas dos satélites da Digital Globes, empresa americana que fornece fotografias do espaço. A ideia é transformar a forma com que vemos e agimos diante do planeta.
Forte Bourtange, Países Baixos
No extremo nordeste dos Países Baixos, próximo à fronteira com a Alemanha, uma joia da arquitetura militar resiste ao tempo: o Forte Bourtange.
Construído em 1593 durante a Guerra dos Oitenta Anos, a estrutura tem o formato de uma estrela de cinco pontas e permanece como um dos fortes mais bem preservados da Europa.
Continua depois da publicidade
O formato de estrela do forte não é apenas estético. Trata-se de uma solução tática criada na Itália do século 15. Com torres em cada ponta, esses fortes ofereciam aos defensores uma visão panorâmica, eliminando os pontos cegos e dificultando os ataques diretos.
Bairro Eixample, Barcelona
O bairro Eixample é conhecido por sua arquitetura modernista e plano urbano em grade, projetado com ruas largas, quarteirões octogonais e cantos chanfrados, que foi desenhado no século XIX para melhorar a saúde, a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores.
É um bairro central, seguro e elegante, que abriga importantes atrações como a Sagrada Família, a Casa Batlló e a Pedrera (Casa Milà), além de concentrar o luxuoso Passeig de Gràcia para compras. Em uma cidade tão conhecida por sua arquitetura, o bairro organizado como “ladrilhos” impressiona com a vista de cima.
Continua depois da publicidade
Central Park, Nova York
O Central Park foi o primeiro parque público paisagístico dos Estados Unidos, inaugurado em 1857. É um dos maiores parques urbanos do mundo, com mais de 4 quilômetros de comprimento e 800 metros de largura.
O parque é um “oásis” dentro da densa floresta de arranha-céus da cidade, oferecendo áreas de lazer, lagos artificiais e trilhas. A construção do parque exigiu a remoção de assentamentos, o nivelamento do terreno e a criação de lagos artificiais, prados e áreas arborizadas.
Ele está localizado entre os bairros Upper West Side e Upper East Side de Manhattan.
Reservatório de New Bullards Bar, Califórnia
O Reservatório de New Bullards Bar, localizado no Condado de Yuba, Califórnia, abriga dezenas de casas flutuantes ancoradas na água. A represa é considerada um destino de recreação popular e um “tesouro escondido” da Califórnia, oferecendo atividades como passeios de barco, pesca e natação.
Continua depois da publicidade
O reservatório é formado pela Barragem de New Bullards Bar, a quinta maior barragem dos Estados Unidos. Ele foi construído para controle de enchentes, irrigação e geração de energia.
Arena de Pernambuco, Recife
A Arena Pernambuco é um estádio multiuso localizado em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, que foi construído para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
O layout do complexo, com as estradas e estacionamentos ao redor do estádio, foi projetado para facilitar o acesso e a saída de um grande número de pessoas e veículos durante eventos.
Continua depois da publicidade
A estrutura inclui vias de acesso e estacionamentos para acomodar os espectadores, que chegam de forma gradual, mas saem simultaneamente após o evento.
Veneza, Itália
A cidade de Veneza foi construída sobre um arquipélago de ilhas na Lagoa de Veneza, no Mar Adriático, na Itália. A sua aparência única é o resultado de uma impressionante técnica de engenharia que permitiu a construção da cidade sobre a água.
Os edifícios de Veneza foram construídos sobre milhões de estacas de madeira cravadas no solo da lagoa. A madeira utilizada, como a de carvalho e larício, é resistente à água e foi fincada no solo de forma invertida para sustentar as construções.
Continua depois da publicidade
A cidade foi construída em uma área de pântano, o que a tornou naturalmente protegida de invasões, sendo essa uma das razões históricas para a sua fundação.
The Palm Island, Dubai
A forma de palmeira da Palm Jumeirah em Dubai foi projetada para ser um símbolo de ambição, criatividade e expansão do litoral.
O formato foi escolhido por ser icônico e, ao mesmo tempo, criar uma estrutura com condomínios de luxo, hotéis, marinas e praias particulares, aumentando drasticamente a costa da cidade.
Continua depois da publicidade
A construção foi um projeto de engenharia ambicioso que utilizou areia e pedra retiradas do fundo do Golfo Pérsico, em vez de concreto ou aço.
*Sob supervisão de Pablo Brito
Continue lendo por aqui: Como é a famosa mansão de Virginia Fonseca em Goiânia e Grazi Massafera explica significado do figurino de Arminda em Três Graças.








