nsc

publicidade

Meio ambiente

Cinco capivaras morrem atropeladas no mesmo dia, na Região Sul de Blumenau

Grupo vivia na região, às margens do Ribeirão Garcia

12/11/2019 - 12h02 - Atualizada em: 12/11/2019 - 12h48

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Filhotes de capivara atropelados.
Filhotes de capivara atropelados.
(Foto: )

Ao menos cinco capivaras morreram atropeladas no domingo (10), na Região Sul de Blumenau. Fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram três filhotes e dois adultos mortos na Rua Hermann Huscher, próximo ao antigo Hotel Viena.

De acordo com o biólogo e ambientalista Lauro Bacca, a família de capivaras vivia na região, à beira do Ribeirão Garcia. Eles, inclusive, foram fotografados no fim de semana, antes do acidente (veja baixo).

Grupo fotografado no fim de semana, antes do atropelamento que resultou na morte de cinco.
Grupo fotografado no fim de semana, antes do atropelamento que resultou na morte de cinco.
(Foto: )

Os animais tentaram atravessar a via à procura de abrigo e alimentos quando foram atingidos por um veículo. De acordo com a Guarda Municipal de Trânsito (GMT), nenhum motorista registrou algum acidente envolvendo animais silvestres nos últimos três dias.

O fato traz o alerta para o cuidado no trânsito de Blumenau, principalmente às noites e durante a madrugada. Há alguns anos, havia placas (veja abaixo) alertando para a presença dos animais em alguns pontos da cidade. Na avaliação de Bacca, políticas como essa e mais cuidado das pessoas podem evitar casos como o do fim de semana:

– Tem que haver mais elementos para chamar a atenção das pessoas, essas placas, que o Leocarlos (Sieves, ex-presidente da Associação Catarinense de Preservação da Natureza) colocou, podem ser uma saída. Mas daqui a pouco as capivaras vão ser iguais a cachorros: só vão sobreviver as que tiverem medo de carro.

Placa de alerta por conta da presença de capivaras na Rua Itajaí, na década passada.
Placa de alerta por conta da presença de capivaras na Rua Itajaí, na década passada.
(Foto: )

As capivaras

A capivara é considerada o maior roedor do mundo, e é um mamífero herbívoro. O animal pode atingir cerca de 1,3 metro de comprimento e 60 centímetros de altura, com peso que pode chegar a 80 quilos. O animal é calmo, manso, nativo da América do Sul, e vive sempre próximo a ambiente aquático e em grupos com um macho dominante, fêmeas, e filhotes.

Deixe seu comentário:

publicidade