nsc
nsc

Confraria Itapema

Cinco dicas para desfrutar um bom vinho 

Aproveite o Confraria Itapema para receber um vinho selecionado pelo sommelier Regina Essenburg, da Enoteca Decanter, em casa

09/09/2020 - 17h10 - Atualizada em: 09/09/2020 - 17h12

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
vinhos
(Foto: )

Os dias mais gelados e a chuva insistente são convidativos para que o vinho brilhe como protagonista. O consumo no país é crescente e nos últimos meses, principalmente em tempos que as saídas de casa estão limitadas, há uma preferência pela bebida para tornar os almoços e jantares mais atrativos.

>> Confraria Itapema estreia em formato inédito e convida público a viver novas experiências

Para quem quer desfrutar de um bom vinho, alguns conselhos são fundamentais para tornar a experiência com o produto mais prazerosa.

Atenção aos taninos

Um dos componentes do vinho, os taninos causam a sensação de adstringência na boca. A “aspereza” do vinho vem daí. Algumas pessoas gostam justamente dessa sensação. Nesse caso a opção é por uvas como Cabernet Sauvignon, Tannat e Petit Verdot.

Principalmente entre aqueles que estão iniciando no mundo do vinho, a preferência é por uma bebida mais “aveludada”, menos agressiva. Para esses, o indicado é beber vinhos mais jovens. A opção, nesse caso, são uvas como a francesa Merlot, a italiana Primitivo e exemplares da região dos vinhos verdes de Portugal.

Atenção à temperatura

Cada tipo de vinho vai conseguir expressar o seu equilíbrio e os seus aromas se for servido na temperatura correta. Colocando em uma escala iniciada pelo mais frio, em via de regra viria a classe dos espumantes, seguida pelos brancos, rosés e tintos. Um vinho muito aromático, por exemplo, se não for servido resfriado, pode ficar exagerado.

Vinho
(Foto: )

Não tenha preconceitos

No Brasil, criou-se o mito de que é preciso entender de vinho e gastar muito dinheiro para beber um bom produto. Mas não precisa ser assim. O vinho está na história da humanidade há milhares de anos e é algo muito natural, simples e cotidiano.

Na Europa, por exemplo, é um produto da mesa, como o pão. Algumas pessoas simplesmente não gostam da bebida. Outras vão gostar do branco, do tinto ou de ambos – essa é uma escolha pessoal. O glamour e os rituais existem, mas não é o que mais importa quando falamos de ter uma experiência com o produto.

Mantenha-se hidratado

Beber água durante o consumo de qualquer bebida alcoólica é importante para manter o corpo hidratado.

Compartilhe com amigos

Diversas oportunidades estão surgindo para compartilhar momentos com amigos mesmo a distância. A Confraria Itapema, por exemplo, se adaptou para esse momento e promete agitar a noite do dia 17 de setembro com um encontro agradável entre amigos, com muita música boa. Ao adquirir a box dessa edição do Confraria Itapema, você recebe em casa os ingredientes para preparar uma refeição especial, com as dicas do Chef Jaime Barcelos, e um vinho selecionado pelo sommelier Regina Essenburg, da Enoteca Decanter.

Acesse o canal Confraria Itapema e saiba mais sobre esse evento inédito

Colunistas