O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” laranja para cinco estados do Brasil. Regiões somam combo climático com chances de tempestades, ventos fortes e até queda de granizo. Alerta vale para todo o domingo (18) e manhã de segunda-feira (19).
Continua depois da publicidade
De acordo com o alerta do Inmet, parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e o Sul do Rio de Janeiro podem sofrer com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia.
Nas mesmas regiões também estão previstos ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Combo climático atinge cinco regiões; veja recomendações
Como fica o clima em Santa Catarina
A Defesa Civil catarinense também emitiu alerta para temporal no estado. Conforme o órgão, isso ocorre por conta da combinação de um “calorão” com umidade e a atuação de uma frente fria em alto mar.
De acordo com a Defesa Civil, os temporais devem ser acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva intensa e eventual queda de granizo neste domingo (18). Entre a tarde e à noite, a chuva ganha força nas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, aumentando o risco associado, principalmente, a alagamentos e enxurradas pontuais.
Continua depois da publicidade
De acordo com a previsão da Defesa Civil, os riscos são de moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. Por isso, o órgão reforçou a importância em acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias.
Já a partir da madrugada de segunda-feira (19), após a passagem de uma frente fria em alto mar, associada a um sistema de baixa pressão no mar, o vento de quadrante sul se intensifica no Litoral de Santa Catarina.
O vento médio varia entre 30 e 40 km/h e as rajadas variam de moderada a forte intensidade em toda a costa do estado, com valores entre 60 e 80 km/h, podendo ultrapassar esses valores em alguns momentos. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.





