Cinco presos fugiram do Presídio Masculino de Florianópolis na madrugada de segunda-feira. À 1h35min, eles abriram os cadeados da cela e do portão do corredor com uma alavanca e escaparam por um buraco na tela de arame que cobre o pátio. Na hora da fuga, duas das três guaritas do presídio estavam vazias.

Continua depois da publicidade

Os fugitivos são Emerson Abdallah Martins, Jonas Maronetti Cohene, Michel Carlos de Freitas, Luiz Eduardo Domingues e Marcos Schell.

No mês passado, ocorreu uma fuga semelhante. Seis detentos aproveitaram a ausência de policiais militares na guarita para fugir. Também em setembro, houve outras três tentativas de fuga, todas pelo mesmo buraco da tela.

A ausência dos presos foi percebida sete horas e vinte e cinco minutos depois da fuga, quando as galerias foram abertas. Os detentos que escaparam ocupavam a cela 5 da galeria E do presídio, onde estavam outros dois presos. Nenhum dos foragidos foi julgado. Dois deles respondem por homicídio.

Também na segunda-feira, quatro adolescentes escaparam do Centro de Internamento Provisório (CIP) São Lucas, em São José, por um buraco feito no muro dos fundos por volta do meio-dia. No mesmo momento, o secretário da Segurança Pública do Estado, Ronaldo Benedet, estava no local concedendo uma entrevista, para um programa de televisão, sobre a futura instalação de uma central de triagem.

Continua depois da publicidade

Os adolescentes têm entre 15 e 17 anos e cumprem medidas socioeducativas por tráfico de drogas. No final do dia, dois deles estavam no CIP novamente.