O ilustrador Claudio Duarte, vencedor do prêmio Esso na categoria de artes visuais em 2001, morreu neste domingo (4) em Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde vivia e atuava como freelancer. Aos 66 anos, Claudio lutava contra um câncer e morreu em casa, ao lado do filho Francisco Duarte e da namorada.

Continua depois da publicidade

A morte foi confirmada pelo perfil de Claudio nas redes sociais. O velório foi marcado para as 10h desta segunda-feira (5) na Capela Vaticano, no bairro Itacorubi, enquanto a cerimônia de sepultamento acontece às 13h.

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Cláudio. Os familiares e amigos farão uma última homenagem no dia 05/01 na Capela Vaticano, Rua Pastos Willian Richards Schisler Filho, 489, Itacorubi – Florianópolis”, diz o comunicado.

Artista falava por meio dos desenhos de temas delicados

Claudio era conhecido por ilustrar temas delicados e polêmicos, incluindo a assuntos políticos. Ele utilizava ferramentas digitais e publicava muitos dos desenhos nas redes sociais.

O cartunista também já havia trabalhado no jornal O GLOBO. Em determinado momento da carreira, Cláudio deixou o Rio de Janeiro e foi para Santa Catarina. Do estado catarinense, ele enviava as ilustrações pela internet ao jornal.

Continua depois da publicidade

Homenagem

Nas redes sociais, o filho o homenageou, dizendo que “todos morrem, mas poucos vivem”.

“Parabéns pela vida incrível que você teve, papai. Nasceu pobre, na periferia do Rio de Janeiro, em meio a ditadura militar, apenas com o ensino médio, para se tornar um dos maiores ilustradores da história do país. Venceu na vida apenas com suas canetas e muita força de vontade”.

*Com informações do O GLOBO