Uma cobra foi encontrada dentro de um MOP, equipamento para limpeza, em uma casa de Jaraguá do Sul. O animal assustou a moradora, que acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para realizar o resgate. O momento foi registrado pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe e compartilhado nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Conhecida como cabeça de capanga, cobra cipó e jararaquinha, a serpente do gênero Tropidodryas estava escondida dentro do equipamento de plástico. O biólogo precisou pressionar uma parte do dispositivo para que a cobra se soltasse do local.

Veja fotos

De acordo com o biólogo Giba, como é conhecido, há poucos registros de resgate dessa espécie, mesmo sendo nativa da região, por não aparecerem regularmente em áreas urbanas.

“Essa espécie é considerada não peçonhenta. Apesar de ter uma peçonha bem levezinha, o dente de inoculação de veneno fica mais no fundo da boca. Então, para nós seres humanos é praticamente inofensiva”, afirma o biólogo.

O profissional também comentou sobre uma semelhança da serpente com a jararaca, que acaba confundindo diversos moradores da cidade. Ainda segundo Giba, ainda não foi confirmada a espécie da cobra resgatada, mas há duas na região: a T. striaticeps e a T. serra.

Continua depois da publicidade

Confira o momento do resgate