Uma das cobras mais venenosas do Brasil foi encontrada no quintal de uma casa, sobre uma pilha de telhas, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O tamanho da serpente impressionou o biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que fez o resgate do animal.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Corretora de imóveis grava momento em que é atacada por cobra venenosa e vai parar na UTI

Quais são as cobras mais comuns em SC

A jararaca tinha cerca de 1,20 metro de comprimento e foi resgatada após os moradores tomarem um susto com a serpente no quintal da casa.

Continua depois da publicidade

“Os moradores estavam muito assustados, porque nunca tinham visto uma cobra desse tamanho”, disse o biólogo nas redes sociais.

O registro do animal ocorreu na quinta-feira (1º). Após o resgate, o animal foi solto em um local adequado.

Confira o vídeo do resgate da cobra em Jaraguá do Sul

Cuidados com cobras da espécie Jararaca

A jararaca é uma cobra venenosa do gênero Bothrops presente em todo o território nacional. Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram dessa espécie.

Continua depois da publicidade

Caso a população encontre uma serpente, é recomendado que acione o resgate de órgãos como Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) ou os bombeiros, pois matar animais da fauna silvestre, entre eles as cobras, é proibido por lei e configura crime ambiental com pena de prisão e multa.

Leia também

Uma das cobras mais venenosas do Brasil é encontrada “passeando” em motel de Jaraguá do Sul