Um morador catarinense tomou um susto ao dar de cara com uma jararaca, considerada uma das cobras mais venenosas do Brasil, que invadiu a garagem de sua casa em Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina. O caso aconteceu no fim da tarde de segunda-feira (3) no bairro São Pedro.
Continua depois da publicidade
Os bombeiros militares foram acionados por volta de 18h até Rua André Lubi após o morador denunciar a presença de uma cobra peçonhenta em casa. No local, os agentes confirmaram que a cobra era da espécie Bothrops jararaca.
O animal invadiu a garagem do imóvel e os bombeiros precisaram resgatá-la com o auxílio de um gancho. A jararaca foi solta em uma área de mata próxima. Ainda, o morador recebeu orientações quanto aos cuidados preventivos. Ninguém ficou ferido na ocorrência.
Quais são as cobras mais comuns em SC
Características da jararaca
As serpentes da espécie jararaca podem se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. De acordo com a Fiocruz, essas cobras podem medir cerca de 1,20 metro.
Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram da espécie que é bastante encontrada na região Norte de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Entretanto, a espécie é muito importante para o ecossistema e até mesmo para a medicina. Além de fazer o controle de pragas, se alimentando de outros animais, a partir da peçonha da jararaca é possível extrair compostos utilizados na fabricação de medicamentos que tratam doenças cardíacas e circulatórias, aponta publicação do Governo Federal.
*Sob supervisão de Fernanda Silva








