Uma cobra deu trabalho durante um resgate e até “levou um banho” após se esconder dentro de um cano em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) foi acionada pelos moradores e o biólogo Christian Raboch Lempek foi até o local.
Continua depois da publicidade
A casa “invadida” pela cobra boipeva, de nome cientifico Xenodon neuwiedii, fica na Barra do Rio Cerro. O resgate aconteceu em 14 de outubro, no entanto foi divulgado nas redes sociais de Christian nesse fim de semana.
Veja como foi o resgate
O animal, que não é peçonhento, assustou os moradores ao passear pelo quintal por ser muito parecido com a jararaca, uma das cobras mais venenosas do Brasil.
No local, a cobra boipeva acabou se escondendo dentro de um cano e não quis mais sair. Para fazer o resgate, o biólogo chegou a jogar água para fazer com que o animal saísse pela outra ponta do material.
No entanto, mesmo com o “banho”, Christian precisou serrar o cano em diferentes pontos até que a cobra pula para fora. Ela foi resgatada em segurança e devolvida à natureza.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo
Sobre a espécie
Em um resgate anterior no Sul de Santa Catarina, o biólogo Jackson Preuss afirmou que a Xenodon neuwiedii (boipeva) é uma serpente terrestre e diurna, amplamente distribuída pelo Brasil, encontrada em áreas abertas, bordas de matas e campos. Alimenta-se principalmente de anfíbios anuros, especialmente sapos. Apesar de não ser peçonhenta, ela adota um comportamento defensivo marcante: achatamento do corpo e da cabeça, lembrando uma jararaca (mimetismo batesiano), o que confunde potenciais predadores.
*Sob supervisão de Luana Amorim
                                    
                            
                            



