Uma cobra, da espécie que está entre as mais venenosas do Brasil, foi encontrada no quintal de uma casa em Jaraguá do Sul. Por ser filhote e pequena, a família não sabia se a serpente se tratava de uma jararaca, peçonhenta, ou uma dormideira, que é inofensiva. Foi necessário acionar um especialista.
Continua depois da publicidade
A confusão pode acontecer porque jararacas e dormideiras têm coloração parecida, entretanto, suas características são diferentes. Quando a família encontrou a serpente em casa, sem saber de qual espécie se tratava, acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). O biólogo Gilberto Ademar Duwe foi responsável pelo resgate e identificou a cobra como uma filhote de jararaca.
Segundo o biólogo, é possível identificar cada espécie a partir de algumas características.
Quais são as cobras mais comuns em SC
Dormideira
- Listras pelo corpo
- Não possui listras na cabeça
- Cabeça arredondada, mas que transforma em triangular quando ameaçada
- Não tem peçonha
Continua depois da publicidade
Jararaca
- Cabeça triangular
- “V” invertido pelo corpo.
- Fosseta loreal, espécie de buraco que fica entre os olhos e a narina da serpente
- Peçonhenta
Devido às semelhanças entre as duas serpentes, não é recomendado que a população manuseie as cobras com as mãos. É importante chamar um órgão competente para o resgate, como foi feito pela família de Jaraguá do Sul. Matar animais da fauna silvestre, entre eles as cobras, é proibido por lei e configura crime ambiental com pena de prisão e multa. O filhote de jararaca foi resgatado e devolvido em segurança para a natureza.










