O mate de coca, conhecido como kuka mat’i pelos andinos, é um chá tradicional do Peru usado para aliviar o mal da altitude. A bebida é feita com folhas de coca, a mesma utilizada para a extração da pasta base da cocaína.

Continua depois da publicidade

O chá combate sintomas como tontura, náuseas e dores de cabeça, comuns em regiões elevadas. Entenda mais sobre a bebida típica!

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Continua depois da publicidade

Tontura do altiplano

O Peru, localizado na cordilheira dos Andes, tem uma altitude média de 1.555 metros (a do Brasil é apenas 322). Nessas alturas o ar é mais rarefeito e a concentração de oxigênio, menor. 

Isso causa o mal das montanhas, caracterizado por sonolência, falta de apetite e mal-estar. O chá de coca, com propriedades vasodilatadoras, aumenta a oxigenação no sangue e ameniza os sintomas.  

Uso seguro, mas com ressalvas

Durante trilhas andinas, como a de Machu Picchu, guias costumam oferecer chá ou folhas de coca para mastigação. A folha não é viciante nem saborosa, mas é eficaz contra o desconforto causado pela altitude. Seu uso, contudo, pode gerar complicações legais.  

Continua depois da publicidade

As folhas de coca deixam traços que, em testes antidoping, podem ser confundidos com cocaína. Em 2018, o jogador peruano Paolo Guerrero foi suspenso da Copa do Mundo após testar positivo para metabólitos da coca, alegando ter ingerido o chá acidentalmente.  

Transportar folhas de coca pode ser considerado tráfico internacional, já que delas é possível extrair cocaína. Cada grama de folhas pode dar origem a até quatro miligramas da pasta. 

Turistas devem checar bem seus pertences antes de embarcar para evitar problemas na alfândega.  

Continua depois da publicidade

Leia também

Conheça o chá que faz dormir rápido e pode ser cultivado em casa

Você nunca mais vai querer comer salsicha depois de descobrir do que ela é feita