O colágeno ficou popularmente conhecido como o “pó mágico” por ajudar no rejuvenescimento da pele e ser aliado no ganho de massa muscular. Contudo, segundo a médica dermatologista Marcelle Nogueira, não há estudos robustos que comprovem que a ingestão do suplemento faz com que o organismo aumente a produção da proteína. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— O colágeno na pele é uma proteína muito complexa. […] E há ainda essa dúvida se em humanos, quando você toma peptídeos (menores unidades de uma proteína) de colágeno, eles vão passar por todo o processo de formação da estrutura da proteína — explicou Marcelle, que também é PhD em Envelhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). 

Uma pesquisa sobre os efeitos anti-idade do colágeno oral, publicada em 2023 na revista científica “Nutrients”, concluiu que houve uma melhora na hidratação da pele com a suplementação, mas não foram observadas diferenças significativas na elasticidade.

Veja por que apenas o colágeno não é suficiente para rejuvenescer a pele

Continua depois da publicidade

Segundo a especialista, a melhora no aspecto das rugas com a ingestão do colágeno, concluída por alguns estudos, também pode estar associada à hidratação da pele do que propriamente a um efeito mais profundo da suplementação na produção de colágeno novo.

Dentro da dermatologia, considerando as evidências científicas disponíveis, não há recomendações para o uso rotineiro da suplementação oral de colágeno. 

Como o colágeno age no corpo?

O que é o colágeno? 

O colágeno é uma proteína estrutural fundamental para o corpo humano, sendo o componente principal da pele, ossos, tendões, ligamentos e cartilagem, explica Glaucia Figueiredo Braggion, nutricionista especializada na área esportiva e membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE). 

Continua depois da publicidade

Cada tipo possui uma estrutura e função específicas no organismo. E não, eles não têm o mesmo efeito — diz a nutricionista.

O colágeno, contudo, não é considerado uma proteína de alto valor biológico (que fornece aminoácidos essenciais ao organismo em quantidades e proporções adequadas).

Quais os tipos de colágenos? 

  • Tipo 1 (colágeno hidrolisado): geralmente presente na pele, tendões e ossos. É vendido como “colágeno para pele”, por seus supostos benefícios para a firmeza e elasticidade.
  • Tipo 2 (colágeno não-hidrolisado): presente predominantemente na cartilagem. É mais utilizado para o bom funcionamento das articulações, comumente combinado com o ácido hialurônico.

Continua depois da publicidade

  • Tipo 3 (colágeno enriquecido ou body balance): encontrado normalmente na pele, músculo e órgãos internos. Comercializado pela indústria de alimentos como suplemento alimentar, visando ganho de massa muscular.

Leia mais

Whey protein: 48 marcas são suspensas por suspeita de produto adulterado; veja a lista

Creatina: veja a lista de marcas reprovadas por impureza acima do permitido