Neste domingo (1º), o Bom Jesus/Ielusc completa 100 anos de existência. Em toda a sua história, mais de 30 mil alunos passaram pelo colégio, instituição que iniciou com apenas uma sala de aula e um professor em 1926 — e ainda sob o nome Escola Remington Official. A memória do Bonja se mistura com a de Joinville, cidade do Norte catarinense, que no dia 9 de março completa 175 anos.
Continua depois da publicidade
Bonja e a cidade de Joinville
Fundada em 1851 como Colônia Dona Francisca, a maior cidade de Santa Catarina nasceu do sonho de imigrantes alemães, suíços e noruegueses que chegaram nesta terra e transformaram a cidade no que ela é hoje. Neste contexto nasce o Colégio Bom Jesus/Ielusc, em 1926.
No entanto, a semente do Bonja foi plantada 60 anos antes, quando surgiu a escola alemã Deutsche Schule zu joinville. O local, fruto do espírito voluntário e comunitário, impulsionou a cidade, muito em razão da liderança de personalidades conhecidas como Ottokar Döerffel. A escola se tornou uma referência educacional e o seu legado atravessou décadas.
— Era uma espécie de centro para as escolinhas rurais. Então, quem queria estudar mais vinha ali para o Centro. Funcionou de 1866 até 1938, quando o Colégio Bom Jesus assumiu parte das funções da escola alemã — conta o diretor-Geral, Silvio Iung.
Veja fotos antigas do Bonja
O casarão, atualmente, é um patrimônio histórico tombado e utilizado como parte das dependências da Faculdade Ielusc.
Continua depois da publicidade
Trajetória
Mais de 30 mil alunos passaram pelo Bonja nos últimos 100 anos. Cada um levou consigo algo que não cabe em boletins ou diplomas, como caráter, disciplina e pertencimento, temas que o colégio faz questão de levar em sua caminhada.
— É uma trajetória marcada por memórias, significados e, sobretudo, por pessoas. Mais do que um marco no calendário, o centenário representa a força de um legado construído com propósito e vivido intensamente em cada espaço da nossa instituição — afirma o diretor-Geral.
Linha do tempo do centenário
- 1866: Escola Alemã (Deutsche Schule zu Joinville);
- 1926: Colégio Bom Jesus (Escola Remington Official);
- 1963: mantenedora Comunidade Evangélica de Joinville;
- 1963: ampliação do campus Centro;
- 1965: início do ensino superior, depois transferido para a FURJ;
- 1989: inauguração do Ginásio de Esportes do Saguaçu;
- 1994: inauguração da Piscina Centro Natação Aldo Beil;
- 1997: início das atividades do Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina (Ielusc);
- 2000: inauguração da Unidade I (Bonjinha), para educação infantil e 1º ao 2º ano do ensino fundamental;
- 2002: inauguração da Unidade III – 4º ao 9º do ensino fundamental;
- 2014: inauguração do prédio do programa bilíngue;
- 2014: reconhecimento da Faculdade Ielusc como IES Comunitária;
- 2014: início das atividades do Bilingual Programme – Inglês e Alemão;
- 2017: inauguração do Prédio 500, em alusão aos 500 anos da Reforma Luterana;
- 2021: gestão da Escola Luterana Renate Riede, em Canoinhas;
- 2022: inauguração do Comenius Building – Bonja International (reconhecimento Escola Internacional em 2017);
- 2024: gestão do CEI Paschoa Poffo, por meio de uma parceria público privada.
Um dos alunos que passaram pelo colégio é o renomado advogado trabalhista André Chedid Daher. O profissional estudou na instituição desde pequeno e concluiu sua trajetória estudantil ainda no Bonja.
Continua depois da publicidade
— Ter estudado no Bom Jesus desde o meu Jardim 2, como se dizia na época, e terminando só no terceirão, me fez tornar cada vez mais um cidadão melhor. Eu tenho muita gratidão ao Bonja. Meu pai já estudou lá, minha filha estuda ainda e minhas minhas irmãs também. O Bonja formou muitas pessoas de modo educacional dentro do nosso cenário nacional, formando excelentes profissionais para o mundo — diz Daher.
O futuro do Bonja
Já de olho no futuro, o Bom Jesus/Ielusc irá ampliar o Bonja International, em 2027, e entregar uma nova escola na Cidade das Águas nos próximos anos. De acordo com a instituição, o novo bairro planejado de Joinville será o endereço de mais um capítulo da história sólida na educação.
— Projetamos uma escola para o bairro com a solidez do nosso legado e comprometida com o futuro. Continuamos a crescer com a cidade, como a instituição educacional mais longeva conduzida por joinvilenses, preservando traços essenciais da identidade local e seguindo o ritmo de Joinville, porque só existimos com e para esta cidade — afirma Iung.
Veja fotos
Celebração dos 100 anos
Para celebrar o centenário, uma série de eventos está programada para os próximos meses, com ações abertas ao público. A comemoração inicia ainda neste domingo (1º) com um culto de ação de graças na Igreja da Paz, localizada no Centro de Joinville.
Continua depois da publicidade
Veja a programação completa
- 01/03 – Culto Ação de Graças. Horário: 18h. Local: Igreja da Paz;
- 05 a 31/03 – Exposição Centenário na Biblioteca. Local: Biblioteca Bonja Centro – Princesa Izabel, 438
- 02/03 – Homenagem Conselho Estadual de Educação com ex-diretor Pastor Tito Lívio Lermen
- 11/04 – Festa #BONJAPraSempre aberta à comunidade. Horário: das 13h às 20h. Local: Bonja Centro. Ingressos à venda via sympla;
- 24/04 – Homenagem ao Bonja na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);
- 30/04 – Homenagem ao Bonja na Câmara de Vereadores de Joinville;
- 21 a 31/05 – Homenagem ao Bonja no Festival Literário de Joinville.
— Celebrar 100 anos é reconhecer que o tempo passa, mas os valores permanecem. É agradecer aos que vieram antes, honrar os que constroem o presente e preparar os que irão liderar o futuro, porque o BONJA não pertence apenas à sua própria história e, sim, à história de Joinville — finaliza o professor Silvio Iung.






















