nsc
nsc

Não é história de pescador

Coluna Os Manés: Tainha é côza nossa, agora expia as ovadas de dijaôji

Coluna assinada pelos nativos Rodrigo Stüpp e Jorge Jr. será publicada todas as terças e sextas-feiras no jornal e no site da Hora de Santa Catarina

12/05/2015 - 03h08

Compartilhe

Por Redação NSC
Imagina essas côza linda na panela, fritinha, com aquela cachacinha do Ribeirão...
Imagina essas côza linda na panela, fritinha, com aquela cachacinha do Ribeirão...
(Foto: )

Elas chegaram! Degavarzinho, os manés dásh tradicionash comunidades de pescadores de Flonópsh já estão metendo o cerco e enchendo as redesh de tainha, esse peixe que vem lá do estado vizinho para dar alegria pra turma da pesca aqui (sem maldade e piadinha com os co-irmãos).

A turma do Santinho, não tem, ontem saiu na correria e na gritaçada pra arrastar másh um lanço cheio de tainha. Não foi uma tonelada, mas só de começar o saragaço na praia já vale a pena. O istepô do Guto Kuerten estava lá na hora e fotografou, dando um banho!

::: Confira as zôtra coluna que já saíro, o ixcumungado

::: Hora estreia coluna falando manezês para os bocamoli nos entender!

Ovada ou não?

A baita da Mariana Souza saiu no Cacau Manezes, nosso guru. O mané Darci pergunta: será que ela sabe escalar uma tainha?

- E precisa, mô pombo?

Foto: Alex Ribeiro/Divulgação

Fios desemcapados

O Dazaranha, esses caco criado tudo no Saco Grande 1 (de novo, ozôtro chamam de João Paulo), tem a música "Vem Menino" que diz: "A filha do Fred Flinstone visitou a Ilha e não gostou do Rio Tavares". A curixca pode não ter curtido a área, másh os bandidosh tão fazendo a festa na região. Tão sendo másh rápido que ash ligêras que dão do nada no cara quando tá no Ticen. Alô, otoridade! Vamo olha dereitinho pra turma do Suli da Ilha, tem que dar um guenta nesse bando de fio desemcapado.

Sucesso na tela

A coluna de trezontonti sobre os cinema antigos de Flonóposh, môs quiridos, bombou. Uma raça lembrou de mais uma carrada de outras salas que faziam a alegria dos jovens dazantiga, hoje já coroas. Jussara Maria De Brito Tin, Leandro Baptista de Souza e o Velho Lobo do Mar também lembraram dos filmes no Ixtreitos Unidos e também na Ilha.

Tinha o Jalisco, do ladinho do Exército, o Glória, no Clube 12 de Setembro e o Cine Império, que tinha só filme de gente se sarrando.

Glossário

Antão - Então

Açucre - Açucar

Afamilhado - Cheio de filhos

De bode - De cara feia

Carambota - Cambalhota

Coça - Surra

Fundura - Profundidade do mar

Galfo - Garfo

Godô - Enrolar

Já di - Já dei

Lestada - A ventania de ontem em Flonópsh

Mazanza - Tanso

Murrinha - Chato

Paranho - Teia de areia

Colunistas