Florianópolis
publicidade
Cacau Menezes

Cacau

Menezes

Cacau Menezes

A cara, o jeito e o sotaque de Floripa. O colunista da cidade, das pessoas que são destaque, dos bastidores decisivos e dos acontecimentos mais importantes.

Cacau Menezes

Moda polêmica

Por Cacau Menezes

23/04/2018 - 06h50

A grife Lança Perfume, de Nova Veneza, no Sul do Estado, decidiu retirar do mercado nacional e pedir desculpas as peças da coleção de inverno 2018, denominada de Uma Noite em Berlim. A marca foi acusada de fazer apologia ao nazismo porque, segundo consumidores, algumas peças faziam referência a uniformes militares usados por soldados alemães na Segunda Guerra Mundial. A Lança Perfume também foi acusada de usar um logotipo que mostra a Cruz de Ferro estilizada. A peça era a favorita dos oficiais do exército liderado por Adolf Hitler, com a suástica ao centro.  Os piores dias do ano Os últimos 10 dias são candidatíssimos aos piores do ano em Floripa, onde metade da cidade foi derrubada por uma virose que deixou as vítimas na cama se despedindo da vida. Há suspeita de que tenha se alastrado pela água, pelos lugares fechados, pelo contato físico, tipo aperto de mão. O prazo de recuperação é 10 dias. O meu acaba amanhã, terça. Assim espero. Verão em abril E esse sol de Abril, hein? Se fosse assim em janeiro, teríamos boas recordações do verão que foi um dos piores na Ilha de Santa Catarina, exatamente pela falta do Astro-rei, especialmente em janeiro. Toques Harmonizando - Para os amantes de um bom vinho e da tradicional cozinha italiana, o Maremonti Trattoria e Pizza e a Santa Adega promovem na quarta-feira o primeiro jantar italiano harmonizado no casarão da Beira-Mar Norte. Serão cinco tempos de combinações harmônicas que prometem uma experiência incomparável da alta gastronomia. Vale conferir! Di buteco - O Concurso Comida Di Buteco chega em Florianópolis pela primeira vez e convida você para participar de uma caravana na próxima quarta-feira. A saída será em frente à prefeitura (Rua Tenente Silveira, 60) às 19h, e a previsão de volta ao mesmo ponto por volta das 22h30min. Bonnie and clyde - Roberto Scafuro e a namorada, Juliana, estão em Santa Monica, Los Angeles, aprontando todas. Aniversário dela na quinta-feira estava sendo comemorado no sábado pelo terceiro dia consecutivo. Dá pra imaginar!

Continuar lendo

Surpresa catarinense

Por Cacau Menezes

23/04/2018 - 06h45

Comandada pelo manezinho Rogério Gomes, a vinícola de garagem Quinta da Figueira teve grande destaque no Guia Descorchados 2018, lançado em São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa, com sede no bairro continental de Capoeiras, teve dois vinhos premiados: o "Grande Garapuvu Sauvignon Blanc 2015", que recebeu 93 pontos e foi eleito o melhor vinho da Serra catarinense, e o "Garapuvu Laranja Chardonnay 2017", que recebeu 92 pontos e foi classificado como um dos melhores da categoria. O Descorchados é uma premiação cobiçada no mundo do vinho, que, além de eleger os melhores rótulos da América do Sul, é uma grande referência para sommeliers e enófilos.  Com honras Catarinense Vinicius Lummertz, novo ministro de Turismo do Brasil, foi recebido com honras militares pelo governo italiano nas festividades na Toscana e Emilia Romagna no fim de semana, onde também estavam os ministros da Defesa e o da GSI durante aniversário da liberação destas regiões pelos 25 mil pracinhas brasileiros, muitos deles catarinenses e até manezinhos. Fato amplamente reconhecido na Itália, mas esquecido no Brasil. E por isso foi lançado na Toscana o Festival Tra Amici pelo Mtur/Embratur e FEB.  Notícias da Copa  A comissão técnica da Seleção Brasileira, liderada pelo técnico Tite, vai priorizar nos próximos 20 dias a observação de pelo menos 100 jogadores que têm, em tese, a possibilidade de fazerem parte da convocação final visando à formação da equipe que irá para a Copa na Rússia. Dudu do Palmeiras, melhor jogador atualmente no Brasil, e Luan, do Grêmio, não podem ficar fora, viu Seu Tite!

Continuar lendo

Dois shows

Por Cacau Menezes

23/04/2018 - 06h40

Vamos combinar, o show do uruguaio Jorge Drexller na quinta-feira no CIC (sold out desde a véspera), onde botou todo mundo pra dançar, foi bem mais tudo do que o de Lulu Santos no dia seguinte do Stage Music Park sem o público dos outros anos. Se explorasse mais as qualidades de cantor, compositor e guitarrista, e deixasse um pouco o estrelismo de lado, estaria lotando novamente ginásios e estádios e tocando no rádio como antigamente, quando Lulu era um ser humano e não o Deus que pensa ser hoje. Enquanto o pé-no-chão Jorge Dexller chegou um dia antes e foi dar canja a noite toda com o Luiz Meira no Bar do Neco, na Barra da Lagoa, Lulu mandou colocarem panos pretos ao lado do palco para o público dos camarotes não poder vê-lo. Confira também: Só a felicidade rejuvenesce

Continuar lendo

Só alegria

Por Cacau Menezes

23/04/2018 - 06h35

Estive sábado à noite na festa da NSC na Vila da Regata em Itajaí e andei depois pela cidade. Atmosfera muito boa, noite de verão, Avenida Beira-Rio, pista de skate, bares e restaurantes, marina, pavilhão da Marejada e o Centro, tudo bombando. Famílias, casais, amigos, jovens, adultos, senhores, senhoras, moradores locais, turistas de Santa Catarina... Fiquei encantado pela cidade. Achei um bom lugar para morar, principalmente pelas praias - Cabeçudas e Brava - e por estar ao lado de Balneário Camboriú e Blumenau. E com uma rodovia bem cuidada, a BR-101. Pelo conjunto da obra, contando os três municípios e as praias, diria que é hoje o melhor lugar do Sul do Brasil. Recompensado  Paulinho Bornhausen era só alegria na Vila da Regata no sábado com tanta gente elogiando o evento que ele peitou sozinho e conseguiu trazê-lo para Itajaí, junto com o ex-prefeito Amilcar Gazanica. Aproveitaram a escala no Brasil da maior regata volta ao mundo e montaram uma festa de gente grande em cima dela. Morando na Praia Brava, em Itajaí, e dividindo a semana entre São Paulo, onde trabalha, e as viagens políticas por Santa Catarina, o filho mais velho de Jorge Bornhausen, fiquei pensando, seria um belo candidato à prefeitura de Floripa. É político, ousado, viajado, bem relacionado e cheio de boas ideias.

Continuar lendo

Reação imprópria

Por Cacau Menezes

23/04/2018 - 06h30

Mais uma vez uma reação desastrada a um assalto anunciado resultou em tragédia. Aconteceu novamente em São Paulo, em plena tarde da última quinta-feira, e serve de exemplo de como não se deve fazer: um ônibus urbano foi abordado por dois assaltantes (ao menos é o que se sabe até agora). Enquanto um deles "depenava" os passageiros, o outro fazia a segurança do comparsa. Um PM à paisana reagiu e um tiroteio teve início no interior da lotação, repleta de passageiros. Resumo da ópera de horror: um  passageiro ferido com gravidade e três pessoas mortas - o próprio PM, um dos bandidos e um passageiro, atingido durante os tiros trocados. Ele era um jovem advogado que tinha acabado de ir buscar a carteira profissional na OAB, com toda uma vida certamente brilhante pela frente. Mais uma morte evitável se não tivesse havido a precipitação do policial, colocando em alto risco a vida de todos a quem tinha o dever de proteger.

Continuar lendo

Frutas finas da Serra catarinense estão em alta

Por Cacau Menezes

21/04/2018 - 05h45

Alimentação saudável vai de vento em popa. Desta vez as 13 fazendas de produtores das frutas finas congeladas e geleias orgânicas da Serra catarinense estão trazendo morango, mirtilo, amora, framboesa e fisális, além de mix de frutas vermelhas, diretamente para as prateleiras dos supermercados de Floripa.  As temperaturas baixas no inverno, clima ameno no verão, água em abundância e as terras férteis do Vale do Rio Canoas possibilitam a produção orgânica dessas preciosidades. Em Urubici elas ganham destaque com o projeto Frutas Finas Orgânicas, que reúne 10 famílias para produzir, colher, selecionar e enviar à mesa dos consumidores. Fracionadas e congeladas em embalagens, estão prontas para serem transformadas em sucos, sobremesas e geleias. Com certificação Ecovida, porque além de saudável, é preciso ser ecologicamente sustentável.   Veja também: Belezas naturais colocam a Serra no destino internacional   Apelaram  Fabricantes de luxuosas réplicas de supercarros, como Ferrari, Porsche e Lamborghini, o empresário Nilton Góes e os filhos Alan e James, da Autos Fibra Custom, de Itajaí, decidiram partir para o contra-ataque. Contrataram o advogado Claudio Gastão da Rosa Filho para buscar identificar, via judicial, os nomes de todas as pessoas que têm publicado na internet comentários pesados e sem fundamento contra a empresa, maioria com nomes falsos. O objetivo é processar todos criminalmente.    Receita para melhorar Do carioca Paulo Niemeyer, considerado um dos maiores neurocirurgiões do mundo, em entrevista à  revista Poder, sobre o que fazer para melhorar o cérebro. "Você  tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a auto-estima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora. 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a auto estima no ponto."   Fake news Depois do filho, o deputado estadual João Amin, agora foi a vez do deputado federal Esperidião Amin ser vítima de fake news. Na quinta-feira, Amin foi até a 1ª Delegacia da Capital, no Centro, registrar boletim de ocorrência por causa de mensagens ofensivas e falsas, com incitação à violência, publicadas no Facebook e disseminadas no WhatsApp informando que ele teria apresentado proposta para extinguir o SUS. No registro, o deputado federal destaca que durante toda sua vida pública defendeu o Sistema Único de Saúde e pede apuração do caso. Pelo andar da carruagem, não vai ser pouca a baixaria na eleição que se avizinha.   Lula inocente? "Tenho para mim que Sérgio Moro levou o conceito de prova indiciária demasiado longe. Nenhuma das provas é suficientemente consistente e conclusiva. Não afirmo a inocência de Lula. Mas entendo que a sua culpa não ficou suficientemente demonstrada para a condenação. E, tal como muitas vezes se repete pelos tribunais, melhor fora um culpado em liberdade do que um inocente preso."  Rita Mota Sousa, procuradora do Ministério Público de Portugal. Se a procuradora portuguesa tem dúvida da inocência de Lula, o juiz Sérgio Moro, que o condenou, não tem nenhuma.   Confira:  Grife catarinense acusada de apologia ao nazismo retira coleção do mercado

Continuar lendo

Em ofício, PMDB orienta vereador a votar favoravelmente ao projeto Creche e Saúde Já

Por Cacau Menezes

21/04/2018 - 04h45

Vereador Rafael Filomeno Daux recebeu na sexta-feira ofício da comissão executiva municipal do PMDB orientando que ele vote favorável ao projeto de lei Creche e Saúde, apresentado pela prefeitura de Floripa, o que revoltou o pai do vereador, Ronaldo Daux, para quem o partido, sem argumentos, agora apela para a coação. Votando diferente, como quer, o vereador pode até ser expulso e ter o mandato cassado.   Leia também: Prova Real checou informações da Prefeitura da Capital sobre o projeto que cria as organizações sociais Prova Real conferiu o que foi dito pelo Sintrasem sobre o projeto Creche e Saúde Já   Esquecido A defesa do consumidor ainda tem muito que progredir em Florianópolis. Um certo tipo de mistério dificulta esse avanço: a excessiva demora nas respostas. Há casos que tramitam no Procon da prefeitura há mais de três anos sem solução. A morosidade prejudica quem realmente tem razão em reclamar e faz prosperar algumas das conhecidas falcatruas.   Marqueteiros  Essa é do site República dos Bananas:  - Quantos marqueteiros são necessários para trocar uma lâmpada?  - Que lâmpada? Nunca esteve tão claro, seu pessimista!   Negócios e turismo  Os importadores de calçados da Argentina, Bolívia e Paquistão estarão em Santa Catarina nesta semana - de  25  a 27 - para conhecer a coleção primavera-verão 2018/2019 na 26ª SC Trade Show. A feira será realizada em Balneário Camboriú e tem o objetivo de promover o relacionamento entre fornecedores e empresários do setor calçadista. Além de ver os calçados, os gringos também aproveitarão para turistar e conhecer as belezas naturais do Estado.   Eventos à beira-mar Além da prova ciclística Rubem Silva e da Esquadrilha da Fumaça,  o Floripa em Movimento deste sábado na Beira-Mar Continental, no Estreito, terá nove cervejarias artesanais da Grande Florianópolis, praça de alimentação e outras atrações. Eventos começam às 8 da manhã e não tem hora para terminar.  E na Beira-mar de São José, começou na sexta-feira e termina neste domingo o  Festival Brasileiro de Hambúrgueres, que reúne diversas hamburguerias (em formato food truck), atrações musicais, workshop com o participante do MasterChef Brasil Valter Herzmam e também concurso entre as hamburguerias participantes. É aberto ao público e a entrada é gratuita.   No poder Em 2012, o então senador Luiz Henrique da Silveira anunciou explicitamente um projeto que objetivava manter o PMDB no governo por mais 10 anos. A meta termina em 2022 e, pelo andar da carruagem, poderá ser cumprida, desde que o atual governador, Eduardo Pinho Moreira, candidate-se à reeleição e vença. A projeção vale também para o deputado federal Mauro Mariani, outro pré-candidato peemedebista a chegar ao Centro Administrativo. Está tudo certo. Agora só falta combinar com os eleitores.   Confira: O que muda na punição para motoristas bêbados   

Continuar lendo
Exibir mais
Cacau Menezes

Cacau

Menezes

Cacau Menezes

A cara, o jeito e o sotaque de Floripa. O colunista da cidade, das pessoas que são destaque, dos bastidores decisivos e dos acontecimentos mais importantes.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação