Um idoso ficou cerca de dois dias desaparecido em área de mata após sair para fazer uma caminhada em São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense. Os bombeiros percorreram mais de 14 quilômetros de trilhas em busca da vítima, que foi encontrada com ajuda do Google, por meio de sua localização no aplicativo.
Continua depois da publicidade
Era manhã de sexta-feira (19) quando um idoso saiu para fazer uma caminhada com seu cão no Parque Acaraí, em São Francisco do Sul. Passadas cerca de oito horas, ele não voltou para casa, o que despertou a preocupação da família, que noticiou o desaparecimento.
As buscas começaram no sábado (20). A família informou um ponto inicial, local que a vítima frequentava com regularidade. Posteriormente, o filho da vítima conseguiu acesso à localização da conta Google, indicando o UPV – Último Ponto Visto, informação que passou a nortear as ações de busca.
Durante a operação, foram percorridos aproximadamente 14 km a pé, em trilhas e áreas de mata. No início da trilha, foram identificadas pegadas compatíveis com uma pessoa e um cachorro. Após determinado trecho, não foi mais possível a identificação de vestígios, em razão das características do solo do local.
A equipe deslocou-se até o ponto indicado como UPV, onde foi identificada uma trilha aberta que seguia em direção à margem do rio. Para alcançar o ponto exato do UPV, foi necessário adentrar em mata fechada. A área foi devidamente verificada, não sendo localizado nenhum indício da vítima, motivo pelo qual o setor foi descartado.
Continua depois da publicidade
Na sequência, as buscas continuaram pelas trilhas de mais fácil acesso, caracterizando uma busca primária, priorizando áreas com maior probabilidade de deslocamento da vítima.
Após o encerramento das atividades da equipe, a ocorrência foi assumida pelo cão de resgate do Corpo de Bombeiros Militar, bem como pelas equipes do Bombeiro Voluntário (BV) e da Defesa Civil, que deram continuidade às ações de busca.
No domingo (21), dois dias após o desaparecimento, a vítima conseguiu entrar em contato com a família, possibilitando novamente a obtenção da localização por meio da conta Google, aproximadamente dois quilômetros de distância do último ponto.
Com base nessas informações, foi realizado o acionamento do helicóptero Águia, que realizou o resgate do idoso. O cão não foi encontrado.
Continua depois da publicidade






