A previsão de chuva e a entrada de uma massa polar devem causar a queda drástica de temperatura em Joinville. Segundo a Defesa Civil, as mínimas devem ficar entre 7 e 9ºC, mas a sensação térmica pode chegar a 4ºC entre a quinta (29) e sexta-feira (30).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias de Joinville e região no WhatsApp
Por conta da previsão de frio intenso para os próximos dias, a Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Amarelo. A previsão é de que o período de frio deve permanecer até o domingo (1º).
A orientação do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres é que as pessoas se agasalhem bem, inclusive com calçados adequados para o frio, mantenham hidratação, ingerindo água, façam atividades físicas leves e verifiquem as condições de aquecedores, mantendo o ambiente ventilado.
Rajadas de vento e maré alta
Além do frio intenso, a Defesa Civil de Joinville também alerta sobre a previsão de ventos fortes desde o início da tarde desta quarta até quinta-feira. Durante o período, a velocidade média do vento varia entre 30 e 50Km/h, com rajadas que podem chegar a 70 Km/h.
Continua depois da publicidade
A condição se deve à formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, combinado ao avanço de um sistema de alta pressão e massa e ar seco e frio que avançam pela região Sul, segundo a Defesa Civil. O risco é de moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Ainda, devido a picos de maré ao longo dos dois dias, a orientação é de atenção, especialmente à região da Vigorelli e dos bairros Centro, Boa Vista, Comasa, Jardim Iririú, Guanabara, Fátima e Espinheiros, que podem apresentar alagamentos.
Acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua
A partir desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), vai ofertar até 40 vagas em alojamento social para atender, de forma emergencial, pessoas em situação de rua durante o período de frio que deve ocorrer ao longo desta semana.
As pessoas que precisarem do alojamento, devem se dirigir ao Centro Pop, localizado na rua Paraíba, 937, bairro Anita Garibaldi, das 7h às 16h30, para realizar o cadastro de encaminhamento ao alojamento social em instituições parceiras.
Continua depois da publicidade
Os usuários cadastrados vão jantar no Restaurante Popular I, no bairro Bucarein, e às 17h30 serão deslocados para os locais designados. O período de permanência dos acolhidos nas instituições parceiras será das 19h às 7h do dia seguinte.
As 40 vagas emergenciais serão ofertadas enquanto a temperatura ou a sensação térmica estiver igual ou inferior a 12 graus. Vale destacar que o cadastro no Centro Pop deve ser realizado pelo usuário diariamente, enquanto precisar do alojamento emergencial.
Atendimento permanente
Para atender as pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Joinville oferece de forma permanente, outras 120 vagas em instituições parceiras e alojamento social. Caso tenham vagas disponíveis, elas também poderão ser usadas para o acolhimento emergencial.
De acordo com o protocolo municipal para acolhimento a pessoas em situação de rua, os usuários podem buscar atendimento no Centro Pop, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Continua depois da publicidade
— Caso a comunidade identifique uma pessoa em situação de rua, é importante acionar a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), para que haja o acolhimento desse usuário nas noites frias, visando a proteção dessa pessoa — destaca a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), pode ser acionado todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, 24h, pelos telefones (47) 3433-3341, 3030-1232 ou (47) 99141-3439 (ligação e WhatsApp).
Leia também
VÍDEO: Abandono de cão tem filhotes mortos e cachorra correndo atrás de ex-tutor em Joinville
Confusão entre Padre Fábio de Melo e gerente demitido tem novo capítulo em Joinville
SC tem alerta para queda acentuada nas temperaturas, frio intenso e previsão de neve
 
				 
                                    