O drink vermelho cor carmim, inspirado na serra catarinense, foi um dos finalistas de uma competição nacional que vai eleger o melhor coquetel e bartender em parceria com a Campari. Entre os escolhidos está o morador de São Bento do Sul, Tom Oliveira. 

Continua depois da publicidade

Em um universo de 400 inscritos, o paulista que fez endereço em SC foi um dos que mais se destacou. Agora, ele concorre na final com outras duas pessoas, uma de SP e outra do Paraná. A grande final está marcada para o dia 28 de julho.

Natural de SP, Tom já era bartender quando se mudou para Florianópolis em 2017. No início do ano, em fevereiro, resolveu se aventurar pelo Planalto Norte catarinense e escolheu morar em São Bento do Sul, onde está construindo o próprio bar.

— Atualmente trabalho como consultor de bares e restaurantes, além de estar prestes a abrir meu próprio bar, na cidade de São Bento do Sul. Talvez quando eu comecei, lá no ano de 2005 pudesse ser algum hobby, mas a coisa ficou séria bem rápido e após três anos eu investi em cursos especializados para me desenvolver mais na profissão — explica.  

Para participar da competição, ele fez parceria com O Café No Bule, um cliente de consultoria de bar que está localizado na cidade de Rio Negrinho, vizinha de São Bento do Sul. 

Continua depois da publicidade

— Como meu bar não ficaria pronto a tempo da conclusão do campeonato eles toparam embarcar nessa missão comigo e após passarmos por todas as etapas estamos enfim na grande final — comemora.

Drink inspirado na região

Tom já havia participado do concurso em 2023, quando chegou até a semifinal. Neste ano, resolveu se inscrever novamente para promover a região onde está morando e que vai receber seu novo bar. Para isso, criou o drink “A Cor Carmim da Serra”.

— A ideia do drink para a primeira fase surgiu de acordo com o tema do campeonato, que foi sobre raízes latinas. Com isso, me conectei com produtores da região, até chegar aos amigos da Blaszkowsky Alimentos, onde em conjunto com eles e o Café no Bule nasceu o coquetel A Cor Carmim Da Serra, que além de Campari leva um concentrado de ruibarbo e mirtilo, cultivados pela Blaszkowsky. O coquetel veio com a proposta de promover os aromas e sabores da Serra Catarinense ao lado do Campari, pois o vermelho carmim que é resultado da mistura dos dois ingredientes é justamente uma das características principais dessa icônica bebida, conhecida mundialmente por conta dessa e de outras características — explica a ideia.

Agora, Tom está na expectativa para a final. Ele foi escolhido entre mais de 400 inscrições e 10 semifinalistas. 

Continua depois da publicidade

— Para a etapa final teremos que desenvolver uma versão do coquetel clássico Negroni que faça uma homenagem a algum artista brasileiro reconhecido em todo território nacional, como por exemplo Kobra, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, entre outros, e as expectativas estão bem altas, mas entregarei o meu melhor e tenho certeza que os jurados ficarão surpresos e felizes — promete.

A Campari Bartender Competition 2025 é uma das mais prestigiadas competições do setor, que este ano reuniu profissionais de todo o Brasil em uma jornada criativa e sensorial com foco em originalidade, identidade e emoção. Com o bitter Campari como protagonista, a competição valoriza não apenas o domínio técnico dos participantes, mas também sua capacidade de contar histórias e transformar ingredientes autênticos em experiências memoráveis.

Leia também

Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia

Caminhão-tanque carregado com xarope fica sem freios e manobra evita acidente na BR-376

Veja tamanho dos filhotes de Golden Retriever e Shih Tzu após nove meses