Com as obras de construção da Ponte Anêmonas em andamento, a Prefeitura de Joinville agora deu início à implantação de um novo binário no eixo de acesso à estrutura que interliga os bairros Fátima e Guanabara. A Ordem de Serviço foi entregue nesta quarta-feira (21).
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura, o investimento é superior a R$ 17 milhões, que ocorre nas obras do Eixo Anêmonas, e que somado à ponte totaliza R$ 43 milhões na mobilidade na região Sul.
Veja fotos das obras da nova ponte
O novo binário será efetivamente implantado após a conclusão de obras na região, que incluem, principalmente, a pavimentação de ruas que dão acesso à ponte.
Quais são as obras do Eixo Anêmonas
O projeto do Eixo da Anêmonas inclui a pavimentação asfáltica da Rua Anêmonas, no bairro Fátima, com 1.278 metros de extensão, além da Rua Esteves Júnior e da Rua Santo Agostinho, ambas no bairro Guanabara.
A obra também contempla a pavimentação asfáltica da Ponte Anêmonas, com 173,31 metros de extensão, e a pavimentação em paver da Rua Guilhon Ribeiro, em trecho atualmente não pavimentado do bairro Guanabara, com 346 metros de extensão.
Continua depois da publicidade
Ainda, está prevista a integração entre as ruas Vereador João Ferreira e Anêmonas, além da rua Esteves Júnior. Já no entroncamento das ruas Esteves Júnior e Guanabara será realizado um alargamento para comportar duas faixas em cada sentido.
Novo binário após readequação
Com a conclusão das obras e da construção da Ponte Anêmonas, será implantado um binário, no qual o Eixo Anêmonas concentrará o fluxo no sentido Centro, enquanto a Rua Guanabara passará a operar no sentido bairro.
De acordo com a prefeitura, a reorganização no trânsito da região permitirá duplicar a capacidade de veículos, com duas faixas de rolamento em cada sentido, reduzindo gargalos, especialmente no cruzamento entre as ruas Anêmonas e Santo Agostinho, e promovendo maior fluidez, segurança e eficiência no trânsito local.
O eixo cicloviário do binário Guanabara–Anêmonas será consolidado na Rua Guanabara, que já conta com ciclofaixa e apresenta condições físicas para a circulação de ciclistas.
Continua depois da publicidade
O prazo para execução das obras é de 15 meses, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira






