publicidade

Cotidiano
Navegue por

PRAZO ENCERRANDO

Com fim de contrato, Crai de Florianópolis pode fechar em setembro

O local recebe centenas de refugiados que buscam melhores condições e oportunidades

11/06/2019 - 11h22 - Atualizada em: 11/06/2019 - 11h29

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

O Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (Crai), inaugurado em 1 de fevereiro de 2018, corre o risco de fechar em setembro pelo término do contrato. O local recebe centenas de famílias refugiadas que encontram, no Brasil, uma chance de recomeço. As informações são da NSC TV.

São 21 parcerias com empresas da Grande Florianópolis, com as quais a entidade promove cursos preparatórios aos imigrantes que, com mais preparo, alcançaram oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo dados fornecidos pela equipe técnica do Crai, já foram atendidos 5.467 refugiados, de 85 nacionalidades diferentes, sendo 72% haitianos.

O Coordenador do Crai, Luciano Leite, explica que a entidade contratada pelo Governo de SC atende pessoas com perfis vulneráveis e presta serviços em quatro principais linhas de atuação:

Proteção, responsável pelos documentos dos imigrantes;

Integração, auxiliando na inserção no mercado de trabalho;

Cursos profissionalizantes, que dá suporte e preparo para as oportunidades que surgem;

Serviço social, oferecendo atendimento psicológico e encaminhando à rede.

Novo Modelo

Com o fim do contrato do Crai, em setembro de 2019, o atendimento ao imigrante em Santa Catarina vai sofrer algumas mudanças. Em entrevista à reportagem, a Diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social explica:

— São 190 municípios catarinenses que atendem imigrantes além de Florianópolis, mas a nova gestão pretende ampliar a política do imigrante no Estado e criar uma política pública efetiva.

Karina Euzébio ainda explica que a intenção é ter um atendimento aperfeiçoado, ampliando os serviços, capacitando os técnicos para que haja o melhor atendimento possível, fazendo com que o imigrante se sinta cada vez mais pertencente ao território em que se encontra.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação