nsc
    dc

    "Bomba Suja"

    Com gasolina 68% adulterada, posto de combustível de Palhoça é interditado pelo Procon

    Órgão estadual pediu suspensão do alvará do estabelecimento

    30/01/2020 - 10h46 - Atualizada em: 30/01/2020 - 13h02

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    posto interditado em Palhoça
    Fiscais do Procon SC durante ação que interditou posto, na manhã desta quinta
    (Foto: )

    Um posto de combustível localizado em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi interditado pelo Procon de SC na manhã desta quinta-feira (30) por comercializar gasolina 68% adulterada com álcool, quando o limite permitido é de 25%. A ação ocorreu durante a operação Bomba Suja, que notificou 33 postos em Santa Catarina.

    O Procon informou que a interdição do posto em Palhoça é por tempo indeterminado e também comunicou que solicitou a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento por cinco anos, com base na lei estadual 17.760, sancionada em 2019, que aumentou o rigor contra irregularidades no comércio de combustíveis em Santa Catarina. O nome do posto de combustível não foi divulgado pelo Procon.

    Conforme estabelece a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a adição de etanol anidro à gasolina deve ser feita em 25%, podendo variar em um ponto percentual para mais ou para menos. O objetivo da adição é diminuir os poluentes e também melhorar a limpeza interna do motor dos veículos. De acordo com o Procon de SC, a falta ou excesso de álcool em relação aos limites estabelecidos pela ANP, como o encontrado no posto interditado, compromete a qualidade do produto que chega aos consumidores.

    Operação flagrou 33 postos com bombas desreguladas

    Na mesma operação, o Procon de SC emitiu 33 autos de infração em postos de combustível flagrados com bombas desreguladas – elas marcavam valores diferentes do que era abastecido no tanque de combustível dos veículos. As notificações ocorreram nesta quinta.

    As infrações foram registradas em postos de Florianópolis (1), São José (1), Palhoça (1), Içara (17), Laguna (3), Rio do Sul (2), Curitibanos (2), São João Batista (1), Nova Trento (1), São Bento do Sul (2), Frei Rogério (1), Campo Alegre (1).

    Ouça a entrevista do diretor do Procon/SC concedida à CBN/Diário:

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas